Contents
- 1 Quais são os vícios ocultos na construção civil?
- 2 O que é considerado vício de construção?
- 3 Quais são os vícios construtivos?
- 4 Qual o prazo de responsabilidade da construtora?
- 5 Quem é o responsável pelos vícios construtivos de uma edificação?
- 6 Qual a responsabilidade da construtora?
- 7 O que é a taxa de construção?
- 8 O que diz o artigo 26 do CDC?
- 9 O que entendes por vício?
- 10 O que é um vício redibitório?
- 11 Qual a diferença entre vício dependência e abstinência?
- 12 Qual a garantia de uma obra?
- 13 Qual o prazo de garantia de um imóvel novo?
- 14 Qual o prazo de garantia de uma casa?
- 15 Como colocar a construtora na Justiça?
Quais são os vícios ocultos na construção civil?
Vícios redibitórios são defeitos ocultos que, somente com o tempo vão ser notados, vícios que não são visíveis no momento da aquisição ou ao término da construção, se aparente for o vício, cessa a responsabilidade com o recebimento (entrega) da obra.
O que é considerado vício de construção?
Vícios construtivos são, portanto, todas as falhas construtivas que causam prejuízo material ao consumidor, e que implicam em gastos financeiros para repará-los, ou seja, afetam o bolso do consumidor, e podem ser divididos em dois grandes grupos: os aparentes e os ocultos.
Quais são os vícios construtivos?
O que são esses vícios construtivos? São anomalias, defeitos ou imperfeições encontradas em um imóvel, que afetam assim o uso dele e a finalidade para a qual se destina, seja como residência, ponto comercial etc. E podem ser divididos em vícios aparentes e vícios ocultos.
Qual o prazo de responsabilidade da construtora?
Prazos para assegurar a garantia do imóvel Se o dano for aparente, o proprietário do imóvel tem até 90 dias para declarar o problema. Depois disso, ele perde o direito de receber a assistência da construtora. Já em caso de danos construtivos não aparentes, o prazo para apresentar o caso à construtora é de 5 anos.
Quem é o responsável pelos vícios construtivos de uma edificação?
Sendo decorrentes da construção é possível a reclamação judicial dos defeitos e vícios, como nos indica o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor. É dever do construtor zelar pela perfeição da obra.
Qual a responsabilidade da construtora?
Em termos mais técnicos, “a construtora é responsável pela solidez e segurança da obra, nos cinco anos seguintes à entrega da edificação, sendo de dez anos o prazo prescricional da ação contra a construtora em relação a defeitos verificados no período de sua responsabilização”.
O que é a taxa de construção?
Taxa de evolução de obra, também conhecida como taxa de obra ou juros de obra, é um valor cobrado do comprador do imóvel enquanto ocorre a construção do empreendimento. São os juros compensatórios, na linguagem técnica.
O que diz o artigo 26 do CDC?
O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em: I – trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis; II – noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
O que entendes por vício?
A palavra vício tem origem do latim “vitium” e significa “falha ou defeito“. Para o dicionário Aurélio, a definição de vício é: Tornar mau, pior, corrompido ou estragado; alterar para enganar; corromper-se, perverter-se, depravar-se.
O que é um vício redibitório?
O vício redibitório é termo do direito civil entendido por defeito – de forma oculta na coisa ou bem, de uma venda, e do qual o comprador não poderia tomar conhecimento quando efetuou a aquisição.
Qual a diferença entre vício dependência e abstinência?
O vício tem a característica de não causar submissão total. Quem tem algum vício, consegue ter a percepção que aquele mau hábito pode lhe causar prejuízo. Já o dependente, necessita completamente permanecer com aquele comportamento, sendo totalmente submisso aquela situação.
Qual a garantia de uma obra?
A legislação prevê garantia para um imóvel novo lançado no mercado. Para a solidez e segurança da obra, o prazo é de cinco anos a contar da conclusão da obra. E para qualquer vício em geral, o período de garantia é 180 dias a partir da construção.
Qual o prazo de garantia de um imóvel novo?
A partir do momento em que o consumidor recebe o imóvel pronto, começam a valer os prazos de garantia. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece um prazo de 90 dias para defeitos aparentes de fácil constatação.
Qual o prazo de garantia de uma casa?
De acordo com o código de defesa do consumidor, o prazo para reclamar de defeitos aparentes é até 90 dias da compra ou após a detecção da falha. Já para os casos de defeitos construtivos, o prazo estende-se para 5 anos.
Como colocar a construtora na Justiça?
Um processo contra uma construtora deve ser iniciado sempre que a empresa incorporadora do imóvel que você comprou não cumprir com o prometido. Portanto, é importante reunir provas que mostrem essa falha da empresa.