Perguntar: O Que Significa Slump Na Construção Civil?

O que é o Slump do concreto?

O teste de Slump avalia a trabalhabilidade e/ou fluidez do concreto produzido. A trabalhabilidade esta relacionada com a facilidade de moldar o concreto nas formas desejadas, pois, além da resistência, o concreto tem como vantagem a possibilidade de moldá-lo como o desejado.

Qual o Slump ideal?

Os concretos para bombeamento devem ter boa trabalhabilidade, isto é, o Slump ou Abatimento deve ser maior que 70 mm, sendo o mais recomendável, valores entre 80 e 100 mm ( Slump = 90 +/- 10 mm ).

O que é Slump Engenharia Civil?

O Slump Test, ou teste de abatimento, é um meio rápido e efetivo de verificar a trabalhabilidade do concreto fresco momentos antes de sua aplicação, fazendo parte do controle técnico.

O que significa para que serve e como pode ser feito o slump test?

O ensaio do abatimento do concreto, também conhecido como Slump Test, é realizado para verificar a trabalhabilidade do concreto em seu estado plástico, buscando medir sua consistência e avaliar se está adequado para o uso a que se destina.

You might be interested:  Perguntar: O Que Faz Um Apropriador Na Construção Civil?

Quantos golpes no Slump Test?

Um dos métodos mais utilizados para determinar a consistência é o ensaio de abatimento do concreto, também conhecido como slump test. Neste ensaio, colocamos uma massa de concreto dentro de uma forma tronco-cônica, em três camadas igualmente adensadas, cada uma com 25 golpes.

O que é Slump e FCK definição?

Ao contrário do que muitos pensam, o Slump Test não mede a resistência do concreto. Para medir a resistência do concreto, é realizado o teste FCK, depois de 28 dias de aplicado, após finalizado o processo de cura.

O que significa Slump 10?

Essa nomenclatura significa que o slump 10 tem que estar entre no mínimo 8 e no máximo 12 de distância para atender ao projeto por exemplo. Com o resultado do slump abaixo do permitido, é necessário adicionar água para melhorar a trabalhabilidade do concreto.

O que pode ser considerado um concreto de qualidade?

Concluindo, um concreto, definido como sendo de boa qualidade deve atender algumas características: – Facilidade de transporte, de mistura e de adensamento; – Uniformidade na aplicação e nas características em toda a obra; – Não deve segregar; – Deve ter um acabamento adequado na superfície das fôrmas.

O que é consistência de um concreto como é medida?

A consistência do concreto está relacionada com suas próprias características, com a mobilidade da massa e a coesão entre seus componentes. A trabalhabilidade é uma propriedade do concreto recém-misturado que determina a facilidade e a homogeneidade com a qual o material pode ser utilizado.

Quando deve ser feito o Slump Test?

O slump test deve ser feito assim que o caminhão betoneira chegar na obra, em caso de utilização de concreto usinado, e se o concreto for feito na obra o teste deve ser feito após a fabricação do concreto e momentos antes de ser aplicado nas estruturas em questão.

You might be interested:  Perguntar: Qual A Importancia Dos Movimentos Sociais Para A Construção Da Cidadania?

Qual a importância da consistência na etapa de produção do concreto?

Um concreto com maior plasticidade evidencia que a consistência foi pensada de forma a obter maior trabalhabilidade e facilidade de moldagem. Ou seja, o concreto não apresentará um teor excessivo de materiais secos.

O que é a pega do concreto?

a) Pega: caracterização da perda de plasticidade das pastas, caldas, argamassas e concretos de cimento. b) Endurecimento: fase subsequente ao período de pega, na qual o aglomerante passa a oferecer resistência a esforços mecânicos.

Para que serve o Slump flow?

A Polimix mantém a qualidade de seu concreto através de ensaios técnicos normatizados. A principal característica deste concreto é fluir com facilidade dentro das formas, passando pelas armaduras e preenchendo os espaços sob o efeito de seu próprio peso.

Qual o procedimento de ensaio que deve ser realizado no momento do recebimento do concreto?

O Slump Test deve ser feito tanto no ato do recebimento de concretos usinados frescos produzidos pela central, como para o próprio controle tecnológico do concreto que venha a ser produzido no canteiro de obras (em casos de grandes obras com central interna).

Para que serve o teste de abatimento de cone?

O slump test, ou ensaio de abatimento de tronco de cone, é um dos ensaios mais importantes dentro do controle tecnológico do concreto. Isso porque ele serve e parâmetro para o estudo da trabalhabilidade e consistência do concreto que será utilizado em obra.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector