Perguntar: Porque O Curriculo É Uma Construção Cultural?

Como entender o currículo como construção Histórico-cultural?

O currículo, nessa pers- pectiva, passa a ser considerado artefato social e cultural, deixando de se preocupar, apenas, com a organização do conhecimento a ser transmitido aos alunos. A ideologia, cultura e poder, de acordo com essa nova visão, passa a fazer parte da construção do currículo.

O que é currículo e cultura?

Quando se entende um currículo como um conjunto de práticas por meio das quais significados são produzidos e compartilhados em um grupo, a cultura evidencia-se no respeito e no acolhimento das manifestações culturais dos estudantes, por mais desprestigiadas que sejam.

Qual a função do currículo escolha uma?

O currículo é de suma importância para a vida e para o planejamento do docente, pois é o currículo que possibilita ao professor uma organização fixa dos conteúdos e das atividades de forma clara, crítica, autônoma, reflexiva, ativa e democrática no contexto escolar, sendo o currículo, um recurso em prol ao ensino-

O que é o currículo em ação?

Currículo em ação: trata-se do que efetivamente ocorre na sala de aula. A intenção desse artigo é abrir a discussão sobre as facetas do currículo que de fato ocorrem em sala de aula, o moldado, em ação, realizado e avaliado, e o seu distanciamento frente ao currículo prescrito.

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Por que a alfabetização é um dos compromissos do currículo em ação?

Sobre a importância da alfabetização, a Base diz que “aprender a ler e escrever oferece aos estudantes algo novo e surpreendente: amplia suas possibilidades de construir conhecimentos nos diferentes componentes, por sua inserção na cultura letrada, e de participar com maior autonomia e protagonismo na vida social.”

Como surgiu o curriculum vitae?

Etimologicamente, currículo é um vocábulo de origem latina que significa corrida, o lugar onde se corre (hipódromo) e, por metonímia, o que se faz durante a corrida. Entre nós, o currículo surge na expressão “desenvolvimento curricular “, em 1975, a propósito da formação de professores.

Qual a relação entre currículo escolar e diversidade cultural?

No âmbito escolar o currículo proporciona a produção de diferentes saberes derivados do multiculturalismo ali existente. São esses saberes que constroem o currículo formal e constitui o conhecimento escolar hibridizado em sala de aula.

Qual o papel da cultura no currículo escolar?

Conforme exposto podemos considerar que a cultura tem um importante papel no processo de aprendizagem, pois ela permite não só a socialização, mas discussão de diferentes saberes no ambiente escolar, através do conteúdo cultural podemos exemplificar vários temas,nas diferentes disciplinas do currículo escolar.

Por que os conceitos de escola currículo e cultura estão interligados?

Conhecimento, cultura e currículo se relacionam inteiramente, pois os atos de ensinar e aprender ocorre em todo lugar, e na escola as diversidades culturais devem ser discutidas para que os educandos possam aplicar os conhecimentos obtidos também fora da sala de aula, a realidade de cada indivíduo possibilita a

Qual é a função social do currículo?

Currículo: função social da escola, individualização de percursos e BNCC. O currículo é tradicionalmente entendido como um conjunto de conteúdos que devem ser aprendidos pelos alunos ao longo de sua escolarização.

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Qual é o conceito de currículo?

Quanto à origem da palavra, currículo vem do latim “currere”, que significa rota, caminho. Representa, então, a proposta de organização de uma trajetória de escolarização, envolvendo conteúdos estudados, atividades realizadas, competências desenvolvidas, com vistas ao desenvolvimento pleno do estudante.

O que é currículos e programas?

Inicialmente o currículo era compreendido como o plano e programa a ser seguido pelas instituições escolares, e trazia os objetivos, conteúdos e métodos instrucionais.

O que é o currículo prescrito?

Currículo prescrito: são os documentos oficiais que orientam a educação nacional e as propostas curriculares das Secretarias de Estado da Educação, como: DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS – DIRETRIZES CURRÍCULARES ESTADUAIS – BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ: princípios, direitos e

O que é formação integral no contexto do currículo em ação?

A Educação Integral é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais.

Quais metodologias devem ser privilegiadas?

Estratégias de aprendizado, discernimento para tomar decisões, fluência de ideias, aprendizado ativo e originalidade.

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