Contents
- 1 O que é uma trinca na construção civil?
- 2 Qual a diferença entre trinca e fissura?
- 3 O que se deve observas nas trincas de uma edificação?
- 4 O que pode causar rachaduras nas paredes?
- 5 O que são fissuras na construção civil?
- 6 Quando devo me preocupar com uma rachadura?
- 7 Que tipo de rachadura e perigosa?
- 8 Quantos MM tem uma fissura?
- 9 Qual o tamanho de uma rachadura?
- 10 O que são patologias na construção civil?
- 11 Quais são as etapas da análise de uma manifestação patológica E o que deve ser realizado em cada uma delas?
- 12 O que são patologias na construção civil seus sintomas e tratamentos?
- 13 Como avaliar rachaduras nas paredes?
- 14 Como resolver problemas de fissuras em paredes?
O que é uma trinca na construção civil?
Apesar da nomenclatura distinta, em linhas gerais as fissuras, trincas e rachaduras são a mesma coisa: aberturas alongadas que se estendem pelas paredes ou partes estruturais da construção, como vigas, pilares e lajes. O que as difere é o tamanho e o “tempo de vida” desta abertura.
Qual a diferença entre trinca e fissura?
Fissura: é o início de um possível problema. Ela corresponde a aberturas finas ( de até 1 mm) e são alongadas. Na maior parte das vezes elas são superficiais e não são perigosas. Trinca: quando a abertura aumenta para até 3 milímetros, essa fissura se transforma em uma trinca.
O que se deve observas nas trincas de uma edificação?
As principais causas da ocorrência de trincas, fissuras e rachaduras nas construções são as movimentações provocadas por variações térmicas e de umidade, a atuação de sobrecargas ou concentração de tensões, a deformabilidade excessiva das estruturas, os recalques diferenciados das fundações, a retração de produtos à
O que pode causar rachaduras nas paredes?
Uma rachadura estrutural é produzida pelo choque entre variações de pressão na estrutura, por movimentos na base ou por assentamentos naturais da mesma edificação. Também podem surgir por absorção e retenção de umidade, por má qualidade dos materiais de união, como cimento e gessos, etc.
O que são fissuras na construção civil?
As fissuras são patologias que se manifestam nas paredes de alvenaria como aberturas com até 0,5 mm. Possíveis deformações dos elementos estruturais horizontais e encunhamentos inapropriados podem causar sobrecargas inadequadas nas alvenarias, favorecendo o aparecimento de fissuras.
Quando devo me preocupar com uma rachadura?
Rachadura, fissura ou trinca: o problema pode aparecer em qualquer casa. Se for superficial, pode ser apenas uma questão estética e deixa sua parede feia. Mas, se a rachadura for estrutural, o alerta máximo deve ser ligado porque o caso é grave e pode causar até desabamento.
Que tipo de rachadura e perigosa?
As rachaduras inclinadas na diagonal e profundas indicam problemas na estrutura, que pode estar cedendo por algum problema na fundação, nas lajes, na estrutura de suporte da casa ou por excesso de peso. Saia de casa e chame com urgência um engenheiro ou a Defesa Civil da sua cidade para avaliar a gravidade do problema.
Quantos MM tem uma fissura?
Já a norma NBR 9575, que trata de projeto de impermeabilização, é considerada fissuras quando a abertura é inferior a 0,5 mm e trinca entre 0,5 e 1 mm.
Qual o tamanho de uma rachadura?
As aberturas com até 0,5 mm são chamadas de fissuras e, por fim, as maiores de 0,5 mm e menores de 1,0 mm são chamadas de trincas. O termo rachadura é uma expressão mais coloquial, e utilizado popularmente para se referir a trincas maiores. Outra diferença na classificação das fissuras é se elas são ativas ou passivas.
O que são patologias na construção civil?
Você certamente já conhece ou já ouviu falar de patologias na construção civil. Patologia é um termo de origem grega que significa o “estudo das doenças”, geralmente relacionado à Medicina e Biologia. Na Construção Civil o sentido é o mesmo, aplicado às “doenças” das edificações, tais como as rachaduras e infiltrações.
Quais são as etapas da análise de uma manifestação patológica E o que deve ser realizado em cada uma delas?
Essas fases podem ser: planejamento, projeto, fabricação de materiais, execução propriamente dita e uso. Mecanismo – É o processo através do qual a manifestação patológica se instaura e desenvolve. Neste sentido, “conhecer o mecanismo do problema é fundamental para uma terapêutica adequada” (HELENE, 1992, p.
O que são patologias na construção civil seus sintomas e tratamentos?
O que são patologias na construção civil? São doenças que acometem as matérias-primas da estrutura das construções. Da mesma forma como ocorre conosco, as patologias podem se manifestar por uma série de razões. Do armazenamento inadequado e falta de atenção, até questões que envolvem o não cumprimento de leis e normas.
Como avaliar rachaduras nas paredes?
Rachaduras: Geralmente são maiores, mais profundas e acentuadas. Sua espessura é acima de 3 mm. Em muitos casos podem abrir pequenas frestas na alvenaria, possibilitando a entrada de luz, água e ar, isso pode ocorrer quando a estrutura de fundação começa a ceder. Seu nível de gravidade é urgente!
Como resolver problemas de fissuras em paredes?
Passo a passo
- Abra a trinca. Utilizando uma espátula em formato “V”, conhecida também como “abre trincas”, abra a fissura em toda a sua extensão, removendo também a pintura nas faixas laterais.
- Remova o pó
- Preencha a trinca.
- Aplique a tela.
- Cubra a tela.
- Repare a superfície.
- Lixe.
- Finalize.