Porque O Cimento Tem Prazo De Validade?

O cimento é um material que exige cuidados na compra e, principalmente, no armazenamento. O prazo de validade do material costuma ser de 90 dias a partir da sua data de fabricação, mas, se não houver cuidado na hora de guardar, você correrá o risco de comprometer a usabilidade do produto em um período de poucos dias.

O que é cimento e para que serve?

O cimento também está presente na fabricação das argamassas utilizadas para assentar blocos, tijolos, pisos, revestimentos, chapisco, reboco, emboço e contrapiso. Neste caso, para fazer a argamassa mistura-se cimento, água, areia, cal e aditivos.

Qual é o cimento mais puro?

O Cimento CP I, ou Cimento Portland comum, tem somente a adição do gesso para retardar a pega e é produzido conforme a NBR 5732 – Cimento Portland comum. Ele é considerado o cimento mais puro e é utilizado em locais onde não há agressividade do ambiente, como sulfatos, águas subterrâneas, salinidades, entre outros.

Como armazenar sacos de cimento?

O cimento é um produto que absorve e endurece facilmente com a água. Por isso, o cimento não pode ficar armazenado em contato direto com o solo e paredes. Os sacos de cimento devem ser dispostos sobre tablados ou plataformas e afastados pelo menos 30cm das paredes e 15cm do chão.

You might be interested:  Qual A Altura Do Pé Direito De Um Apartamento?

Quais são os compostos que fazem parte do cimento?

Os outros compostos que fazem parte do cimento são o gesso, escória de alto forno, pozalana, fíler, entre outros. Cada composto adiciona uma característica ao cimento, como: retardo da pega, resistência a sulfatos, impermeabilidade, maior resistência, e assim vai.

Qual o prazo de validade de um saco de cimento?

14. A Norma Brasileira estipula a validade do cimento em 90 dias a partir da data de expedição, para cimentos ensacados. Porém, alguns fabricantes nacionais adotam prazos inferiores, tendo em vista as condições climáticas de cada região, para assegurar a qualidade do cimento.

O que acontece se usar cimento vencido?

“O uso do cimento vencido é considerado pela engenharia um erro grave. Isso pode ter contribuído para queda, mas não deve ser considerado isoladamente.

O que fazer para o saco de cimento não empedrar?

Para que fique conservado, feche muito bem o plástico para evitar a entrada de ar e depois tampe. Outra boa maneira, em caso de sobras menores, é transportar o cimento para sacos de plástico (de sacolão) e dar um nó para não deixar entrada de ar.

Como conservar o saco de cimento?

Com conservar os sacos de cimento abertos

No topo do balde, colocar o saco de plástico preto ( saco de lixo), dobrado, preso com um cordão bem apertado e por cima do plástico colocar a tampa do balde. Desta maneira o cimento vai ficar muito bem protegido da umidade do ar e pode ser conservado por muito tempo.

Pode usar cimento cola vencido?

Não é recomendado, pois o produto perde suas propriedades após o vencimento e ao utilizá-lo nessas condições, os problemas provenientes do material vencido passam a ser de responsabilidade do cliente. O uso do produto vencido implica na perda de garantia.

You might be interested:  O Que É Bitolas Na Construção Civil?

Tem como usar cimento empedrado?

2 – É possível utilizar o cimento empedrado (hidratado)?

Sim, porém com algumas observações importantes. É necessário separar o cimento afetado pela umidade do cimento ainda seco. Para isso utilize uma peneira para separar a parte afetada (empedrada) do resto do cimento.

Onde fica a validade do cimento?

Prazo de validade – O prazo de validade vem impresso no saco de cimento e nunca é superior a três meses. Caso, ele esteja vencido ou o fabricante especifique um prazo maior, desconfie; Procedência – Todos os sacos de cimento devem trazer o nome do fabricante, da marca, o endereço e outros dados de identificação.

Quanto tempo o cimento leva para Empedrar?

As normas brasileiras recomendam reensaiar o cimento ensacado após três meses da data de sua expedição. Porém, é comum em algumas obras, de pequeno ou grande porte, o material permanecer estocado por um período maior que o recomendado. Neste caso, parte do cimento pode estar comprometida.

Como empilhar sacos de cimento?

Os sacos de cimento devem sempre ser estocados em local coberto, livre de umidades e com ventilação abundante. Seu armazenamento se dá sobre paletes ou ripas de madeira sem farpas e pregos, que danificam a sacaria. O ideal é que sejam empilhados, no máximo, oito sacos em cruz, sobre cada palete.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector