Qual A Finalidade Da Construção Da Lagoa Da Pampulha?

Qual a função da Lagoa da Pampulha?

Em 1936, o prefeito de Belo Horizonte, Otacílio Negrão de Lima, iniciou o represamento do ribeirão Pampulha, objetivando a construção de uma lagoa, cuja finalidade seria amortecer enchentes e contribuir para o abastecimento da capital. A obra foi completada em 1943 na gestão de seu sucessor, Juscelino Kubitschek.

Como foi feita a Lagoa da Pampulha?

A lagoa não é uma formação natural Terminada no início de 1943, quando o prefeito da capital era Juscelino Kubitscheck, a lagoa foi artificialmente construída com o represamento de um ribeirão que cortava a região. Faz parte da Bacia do Rio das Velhas, que, por sua vez, integra a do Rio São Francisco.

Como era a Lagoa da Pampulha no passado?

A Lagoa da Pampulha é uma lagoa situada na região da Pampulha no município de Belo Horizonte no Estado de Minas Gerais. A lagoa da Pampulha já foi área de lazer, sendo frequentada por banhistas, desportistas e famílias, até os anos 1980, quando a começou a ser poluída pelos córregos e fábricas do seu entorno.

Quantos quilômetros tem a orla da Lagoa da Pampulha?

Otacílio Negrão de Lima e a Alameda dos Flamboyants (no lado da Lagoa virado para o Mineirão). Do local, você verá o entardecer com a Igreja de São Francisco. A volta completa na Pampulha tem 18 km de extensão. Percorrer tudo a pé é tarefa árdua e cansativa.

You might be interested:  O Que Apartamento Jk?

Qual seria a causa da eutrofização na Lagoa da Pampulha?

Para Coelho, a principal causa da poluição no reservatório é o despejo de lixo e esgoto não tratado. E por não haver uma coleta de lixo eficiente é que a Lagoa da Pampulha está entupida de garrafas pet, sofás velhos, geladeira, pilhas, carcaças de automóveis e animais mortos.

Qual a área da Lagoa da Pampulha?

A Lagoa da Pampulha é outro destaque da região. Com 18 km de extensão, representa um belo cenário para diversas atividades como: caminhada, ciclismo, competições internacionais, queima de fogos.

Qual é a profundidade da Lagoa da Pampulha?

As medidas foram feitas com um ecobatímetro acoplado a um GPS de alta precisão, que fornecem a profundidade de pontos da lagoa e sua coordenada geográfica. A profundidade média registrada foi de 5,1 metros e a máxima, de 16,17 metros.

Quantos anos tem a Lagoa da Pampulha?

Iniciada em 1936 com a finalidade de fornecer água ao bairro da Pampulha, a represa teve sua capacidade aumentada na gestão do prefeito Juscelino Kubitschek. Passando a ter um perímetro de 18 km. A extensa avenida ao redor tem o nome do seu idealizador Otacílio Negrão de Lima.

Em que ano foi construída a Lagoa da Pampulha?

Com obras ainda pendentes, em 16 de março de 1943 foi realizada a inauguração do complexo arquitetônico da Lagoa da Pampulha, na presença de mais de 20 mil pessoas.

Qual é a origem da palavra Pampulha?

A palavra em si vem do Latim Pampanus, que dá nome à haste da videira coberta de flores e frutos. O diminutivo da palavra teria gerado a grafia Pampulha. O nome veio parar aqui em Belo Horizonte depois da divisão do grande Latifúndio de Bento Pires, que deu origem a várias fazendas, nos anos de 1900.

You might be interested:  Qual O Melhor Sal Para Uso Na Cozinha?

Quem fez Pampulha?

O visionário Juscelino Kubitschek (1902-1976), então prefeito da cidade, convidou, em 1942, o arquiteto Oscar Niemeyer, para elaborar o projeto de um centro de lazer junto ao lago artificial do novo subúrbio da cidade, a Pampulha.

Quantos litros de água tem na Lagoa da Pampulha?

Para se ter uma ideia do volume, se esse cenário permanecer, em apenas sete anos a quantidade de rejeitos lançados na lagoa vai se igualar à capacidade da represa, de 10 bilhões de litros de água.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector