Qual A Necessidade Da Construção Da Fundação?

O que é uma fundação em obra?

A fundação é a estrutura que permite a distribuição de carregamentos (como o peso dos materiais) para o solo na construção de casas, prédios, viadutos ou qualquer grande edificação. Por esse motivo, é também uma das primeiras etapas a ser realizada no momento de levantar uma obra.

Quando usar fundação rasa?

Fundações rasas ou diretas As fundações rasas são aquelas que distribuem as cargas provenientes da edificação diretamente no solo predominantemente pela base da fundação. Esses tipos de fundações só devem ser utilizadas em solos com boa resistência em uma profundidade inferior à 3 metros.

Quando usar cada tipo de fundação?

Os seguintes elementos devem ser considerados para escolha do tipo de fundação: Proximidade dos edifícios limítrofes bem como seu tipo de fundação e estado. Natureza e características do subsolo no local da obra. Grandeza das cargas a serem transmitidas a fundação.

  1. Baixo custo.
  2. Fácil execução.
  3. Não provoca vibração.

O que é serviço de fundação?

– A fundação é a primeira etapa realizada em uma obra após a terraplanagem e a locação no terreno. – A execução acontece, basicamente, da seguinte forma: Escavação das sapatas ou das estacas e blocos, Colocação das armaduras (ferragem)

You might be interested:  Os leitores perguntam: O Que É Virga Na Construção Civil?

Como garantir que a fundação seja bem construída?

Via de regra, a receita para uma fundação de obra bem – construída consiste na análise do seguinte sistema: carga do imóvel + nível do lençol freático + geotécnica do solo onde a edificação será levantada, especificando ao máximo as características do terreno.

Como é feita a fundação?

Constitui-se de uma viga, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou concreto armado construída diretamente no solo, dentro de uma pequena vala. Outro tipo de fundação rasa é a sapata, que pode ser do tipo isolada, associada ou alavancada.

O que é uma fundação rasa ou superficial?

Tecnicamente, as fundações rasas, diretas ou superficiais são aquelas em que a profundidade de escavação é inferior a 2.5 metros. Sapatas, blocos sobre estacas e vigas baldrames são considerados elementos de fundação rasa.

O que determina a escolha de uma fundação rasa ou de uma fundação profunda para uma edificação?

A escolha entre fundação rasa e fundação profunda a ser empregado em um edifício será em função da intensidade da carga e da profundidade da camada resistente do solo. A partir destes parâmetros, escolhe-se a opção que for mais econômica, que seja executada mais rápido e que atenda as normas de segurança.

O que é sapata rasa?

As sapatas são o tipo mais comum de fundações rasas no Brasil. Elas são elementos de fundação de concreto armado, e geralmente são executas em solos que apresentam uma boa capacidade de carga ainda nas camadas superficiais. Quanto ao formato da sapata, este pode variar de acordo com as necessidades de projeto.

Que tipo de fundação usar?

As fundações devem ser feitas de acordo com os tipos de cargas (positiva e negativa, horizontal e vertical) que nela são aplicadas, com o tipo de solo e equipamentos disponíveis. Existem duas categorias de fundações: as rasas e as profundas.

You might be interested:  Quem Começou A Construir O Canal Do Panama?

Como determinar o melhor tipo de fundação?

Para escolher o melhor tipo de fundação para sua obra, é essencial conhecer as caraterísticas do solo, dos elementos da fundação e saber quais serão os esforços sobre a edificação. O tamanho da construção, a presença de vizinhos, assim como os fatores econômicos, também devem ser levados em conta na hora da escolha.

Quais são os tipos de fundação?

Quais são os tipos de fundações?

  • Sapata Isolada. As sapatas isoladas são recomendadas para terrenos com solo firme e de boa resistência.
  • Viga Baldrame. A viga baldrame fica localiza abaixo do nível do solo e percorre todo o comprimento das paredes da construção.
  • Radier.
  • Sapata Corrida.
  • Estacas.

O que é fundação exemplos?

São pessoas jurídicas de direito público interno, instituídas por lei específica mediante a afetação de um acervo patrimonial do Estado a uma dada finalidade pública. São exemplos de Fundações Pública: Funai, Funasa, IBGE, Funarte e Fundação Biblioteca Nacional.

Quem faz sondagem de solo?

Quem fará a sondagem é a empresa de investigação geotécnica. O engenheiro estrutural ou projetista usará os parâmetros obtidos para fazer o cálculo das fundações.

Quando se usa sapata?

A sapata corrida é uma fundação superficial muito utilizada na construção de casas com vãos pequenos, muros, paredes de reservatórios e piscinas. A sapata corrida é uma estrutura contínua de concreto armado que fica abaixo das paredes, assim o peso da construção é distribuído linearmente para o solo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector