Qual Seu Papel Na Construção E Desenvolvimento Do Projeto Pedagógico Da Escola?

Qual o papel do coordenador pedagógico na construção e desenvolvimento do projeto pedagógico da escola?

O coordenador pedagógico tem uma função essencial no planejamento escolar como articulador do diálogo e mediador das práticas pedagógicas. Ao promover a articulação da equipe em torno do PPP e estabelecer conexões com a prática, o coordenador assume um papel central no planejamento escolar.

Como deve atuar a coordenação pedagógica no desenvolvimento do PPP?

A coordenação pedagógica assume o papel de auxiliar o aluno na formação de uma cidadania crítica. Bem como, é responsável pela organização e realização do projeto político pedagógico ( PPP ) da escola. Portanto, deve -se resgatar a identidade do coordenador pedagógico, e dar ênfase a sua formação inicial e continuada.

Para que serve o projeto político pedagógico da escola?

O PPP é um documento nortear que deve ser elaborado por todas as escolas com o objetivo de orientar as práticas educacionais durante todo o ano letivo. Há instituições que o constroem por meio do Conselho Escolar, já que ele envolve representantes dos diversos segmentos da comunidade.

You might be interested:  Qual Melhor Raça Para Criar Em Apartamento?

Quem faz o projeto político pedagógico?

A elaboração do projeto pedagógico deve ser pautada em estratégias que deem voz a todos os atores da comunidade escolar: funcionários, pais, professores e alunos. Essa mobilização é tarefa, por excelência, do diretor. Mas não existe uma única forma de orientar esse processo.

Quais são as funções de um coordenador pedagógico?

Em suma, algumas atribuições do coordenador pedagógico são:

  • Avaliar e acompanhar o processo ensino-aprendizagem, além dos resultados de desempenho dos alunos;
  • Valorizar e garantir a participação ativa dos professores, garantindo um trabalho que seja integrador e produtivo;

Qual a função do professor na construção do PPP?

Ele deve atuar de acordo com o Projeto Político Pedagógico ( PPP ) da escola e pensar no currículo de forma diferenciada, integrando o conhecimento acadêmico aos saberes da comunidade e dos próprios estudantes. Ele tem que pensar o projeto do seu aluno e apoiá-lo a alcançar esses sonhos.

Quais são as principais funções do coordenador pedagógico na confecção do projeto educativo escolar?

Quais as principais funções do coordenador escolar?

  1. Garantir a formação continuada dos docentes.
  2. Verificar a conexão entre teoria e prática.
  3. Incentivar o trabalho em grupo.
  4. Ouvir e guiar os professores.
  5. Garantir a boa comunicação.
  6. Inserir novas formas de pensar às práticas escolares.
  7. Ser líder.

Como o coordenador pode ser um elo importante entre o corpo docente os alunos e a direção da escola?

Por ser um verdadeiro elo entre os principais públicos da instituição de ensino, o maior benefício da existência desse profissional é a capacidade de comunicação e resolução de problemas. Estão cada vez mais comuns as reclamações de pais contra atitudes de professores, formas de tratamento aos filhos e outros atritos.

Como deve ser construído o projeto político pedagógico?

O processo de construção do projeto político-pedagógico de uma escola é dinâmico, exige esforço coletivo e comprometimento. Não é apenas a elaboração de um documento escrito; deve ser legitimado na ação. É um desafio para a transformação da realidade que se apresenta.

You might be interested:  Ao Construir Uma Maquina De Carnot Um Engenheiro Percebeu Que Seu Rendimento Era De 25?

Qual a importância do projeto político pedagógico e sua finalidade?

Apesar de o PPP ser um instrumento burocrático, caracteriza-se também por ser democrático, por definir a identidade da escola e indicar caminhos para ensinar com qualidade. Sua importância está no desenvolvimento de uma instituição de ensino que almeja uma educação eficiente e de qualidade.

O que é projeto político pedagógico e qual a sua função?

O Projeto Político Pedagógico, ou PPP, é um documento que garante a autonomia para as instituições de ensino em relação à proposta de orientação de suas práticas educacionais, estabelecendo os objetivos do ambiente educacional, podendo incluir desde a proposta curricular até a gestão administrativa no mesmo.

O que contempla o PPP?

Isso porque, para criar e implementar o PPP, deve-se considerar diversas características que, muitas vezes, variam de instituição para instituição e de comunidade para comunidade. Isto é, cada PPP é único e sua elaboração deve ser parte de um processo em conjunto com toda a comunidade escolar.

O que diz a LDB sobre o projeto político pedagógico?

O Projeto Político Pedagógico nasceu após a Constituição de 88, para dar autonomia às escolas na elaboração da própria identidade. O artigo 12 da LDB diz: “Os estabelecimentos de ensino respeitando as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica”.

Quais as principais características de um projeto político pedagógico?

Garantia do acesso e permanência, com sucesso, do aluno na escola; Gestão democrática; Valorização dos profissionais da educação; Qualidade do ensino; Organização e integração curricular; Integração escola/família/comunidade; Autonomia.

Quais os erros na elaboração do PPP?

Projeto Político Pedagógico da escola: 7 erros graves ao criar o documento

  • Desconsiderar o contexto da comunidade.
  • Comprar modelos prontos ou terceirizar a elaboração.
  • Manter o mesmo documento todos os anos ao enviar para a Secretaria de Educação.
  • Ignorar a participação da comunidade escolar na criação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector