Contents
- 1 Que obstáculos a herança colonial deixou para a construção da cidadania no Brasil *?
- 2 Quais as heranças negativas deixadas pelo período colonial que dificultaram a construção de condições de cidadania para a população?
- 3 Como era a cidadania no período colonial?
- 4 Como foi a construção da cidadania na sociedade brasileira?
- 5 O que é construção da cidadania?
- 6 Como era a cidadania no Brasil Império?
- 7 Qual é a construção histórica da cidadania?
- 8 Quando a cidadania foi instaurada?
- 9 O que garante a nossa cidadania?
- 10 Quais fatores que nos levam a pensar que a cidadania no Brasil não alcança a todos os cidadãos do país?
- 11 Como a compreensão da história nos ajuda a entender a construção da cidadania no Brasil?
Que obstáculos a herança colonial deixou para a construção da cidadania no Brasil *?
Desse modo, os principais instrumentos de exploração da colônia – as grandes propriedades e a escravidão – foram os principais obstáculos para a formação da cidadania brasileira, conforme veremos a seguir.
Quais as heranças negativas deixadas pelo período colonial que dificultaram a construção de condições de cidadania para a população?
A escravidão, por sua vez, é destacada pelo autor como o fator mais negativo para o desenvolvimento da cidadania brasileira. Os escravos, que representavam 1/5 da população brasileira, estavam totalmente excluídos dos direitos civis. Em síntese, Carvalho afirma que não existiu cidadania no Brasil colonial.
Como era a cidadania no período colonial?
No período colonial a cidadania foi negada à quase totalidade da população, porém os mais afetados foram os escravos negros provenien- tes do continente africano. Para Carvalho (2002), “o fator mais negati- vo para a cidadania foi a escravidão” (p. 19). Foi por volta de 1550 que os escravos começaram a ser importados.
Como foi a construção da cidadania na sociedade brasileira?
A construção do instituto da cidadania no Brasil tem início com a independência por meio das suas delineações no período imperial e no primeiro período republicano. Observa-se, nas constituições brasileiras do século XIX, a presença de elementos concernentes à cidadania: os direitos civis e os políticos.
O que é construção da cidadania?
É uma proteção que significa a construção da cidadania.. É também neste contexto que a Assistência Social e as demais políticas sociais, enquanto políticas públicas se movem. A inclusão social de milhões de famílias brasileiras depende de uma implementação conseqüente dessas políticas públicas.
Como era a cidadania no Brasil Império?
A Constituição de 1824 regulou os direitos políticos e, para os padrões da época, era muito liberal, podendo votar quase toda a população masculina. Embora excluídos do voto as mulheres e os escravos, a concessão desses direitos aos analfabetos implicou a consolidação de uma das legislações mais liberais do período.
Qual é a construção histórica da cidadania?
A idéia de cidadania é muito antiga. Surgiu no século VIII A.C, na Grécia uma sociedade em que os homens eram considerados livres e iguais, a chamada Polis – Grega. Nesse período a cidadania esteve longe de ser universal, apenas era considerado cidadão aquele que possuía riquezas materiais e propriedades de terra.
Quando a cidadania foi instaurada?
1889 à atualidade. Aborda a construção da cidadania após a instauração do sistema republicano em 1889. Ser cidadão significa pertencer a uma comunidade, exercer direitos e deveres politicos, civis e sociais, reconhecer a distinção entre interesses públicos e privados.
O que garante a nossa cidadania?
A Constituição e os direitos e deveres do cidadão A Constituição é a lei fundamental do país. Ela garante a todos nós, brasileiros, direitos que devem ser cumpridos pelo governo e pela sociedade. Temos também os direitos civis, isto é, o direito à vida, à liberdade, à propriedade e à igualdade perante a lei.
Quais fatores que nos levam a pensar que a cidadania no Brasil não alcança a todos os cidadãos do país?
Inexistia um poder público que garantisse a igualdade de todos e a garantia de direitos. Notadamente o fator mais negativo para a cidadania nesse período foi a escravidão, que penetrava em todas as camadas sociais e era amplamente aceita por todos.
Como a compreensão da história nos ajuda a entender a construção da cidadania no Brasil?
Outra das implicações da História na formação para a cidadania é o desenvolvimento da solidariedade para com os outros, mantendo uma atitude de ajuda, que se inicia no respeito e na compreensão, acima das diferenças, abrindo a possibilidade para o alcance de níveis de qualidade de vida melhor para todos.