O Que Significa Tatuagem De Sereia?

O Que Significa Tatuagem De Sereia

Qual é o significado da sereia em tatuagem?

Um estudo feito em 2011 pela Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia apurou que mais 60% da população carcerária masculina no Brasil tem alguma tatuagem, sendo que 20% fizeram a arte durante cumprimento de pena. Alguns dos PMS ainda produziram uma cartilha que os significados dos desenhos feitos pelos presidiários ( confira aqui o estudo completo ).

Leia também: onde dói mais fazer tatuagem? Faça sua tatuagem sem arrependimentos Entre elas estão a carpa, a índia e a sereia : três desenhos muito pedidos em estúdios de tatuagens. De acordo com Alex Ikeda, tatuador do estúdio Organic Tattoo aos poucos a relação da tatuagem com pessoas marginalizadas ou que passaram pela cadeia diminui, principalmente pela propagação dela como arte pelos jovens.

Ele sabe que, às vezes, quem faz uma tatuagem não faz ideia do seu significado dentro da cadeia, “Os dois mundos são completamente diferentes, as culturas opostas”, explica. Além disso, há quem escolha desenhos pela arte e não pelo significado. “O nosso papel como tatuador é o de orientar, às vezes os clientes vem aqui para uma conversa e vai embora sem tatuar”, confessa.

  1. Uma diferença sensível entre a tatuagem marginalizada e a artística é a qualidade.
  2. A seguir, confira as diferenças dos significados dos desenhos considerando quando eles são feitos dentro ou fora da cadeia.
  3. CARPA Dentro Segundo a SSP-BA, a maioria dos criminosos portadores dessa tatuagem tem passagem por tráfico de drogas e formação de quadrilha.

Ela pode ser feita com a cabeça para cima, que indica uma posição de chefia, como também com cabeça de dragão, que indica privilégios dentro da quadrilha. Fora Na cultura japonesa a carpa é conhecida como um animal perseverante que precisa atravessar toda a China para conseguir por seus ovos.

  • Eles ainda acreditam que, ao sobreviver, o peixe se transforma num poderoso dragão.
  • Tatuar uma carpa apontada para cima simboliza força para lutar e alcançar objetivos.
  • Para baixo mostra que os sonhos já foram realizados e os objetivos conquistados.
  • ÍNDIA Dentro Comum entre matadores de policiais e praticantes de roubo, de acordo com a SSP-BA.

A índia representa a deusa da beleza que usa a sedução para atrair vítimas. No Rio de Janeiro, é bastante usada por traficantes. Fora Índias são conhecidas por serem guerreiras e ter um espírito livre, com profunda ligação com a natureza. Sua tatuagem pode significar a busca pela liberdade ou a admiração por mulheres fortes.

  • SEREIA Dentro De acordo com o estudo, a imagem tatuada na perna direita indica que o prisioneiro foi condenado por crimes como estupro e abuso.
  • Fora A tatuagem de sereia pode ser usada para simbolizar traços de uma mulher.
  • Elas são mestres no encantamento, devastando marinheiros com a beleza sedutora, graça e melodias hipnotizantes.

Seu significado também está ligado ao amor e a liberdade.
Ver resposta completa

O quê sereia simboliza?

Mitologia grega – Sereia de Canosa ( século IV a.C.) A foi a quem mais colaborou com o imaginário, Em 1 100 a.C., eles criaram não só as sereias como as sirenas: mulheres-pássaros que causavam naufrágios ao distrair marinheiros com a voz. Diferentemente das mulheres-peixe, nunca se apaixonavam por humanos.

  • Eram filhas do deus-rio Aqueloo, criadas para serem amigas de Perséfone, filha de Zeus e Deméter.
  • Filhas do rio e da, tal como as, habitavam os rochedos entre a ilha de e a da,
  • Eram tão lindas e cantavam com tanta doçura que atraíam os tripulantes dos navios que passavam por ali para os navios colidirem com os rochedos e afundarem.

, personagem da de, conseguiu salvar-se porque colocou nos dos seus marinheiros e amarrou-se ao mastro de seu navio, para poder ouvi-las sem poder aproximar-se. As sereias representam na cultura contemporânea o sexo e a sensualidade. Na, porém, os seres que atacaram Odisseu eram, na verdade, retratados como sendo sirenas, mulheres que ofenderam a deusa e foram viver numa ilha isolada.

  • (controladora de mentes)
  • (cantora que enfeitiça)
  • (doce sonoridade)
  • Segundo a lenda, o único jeito de derrotar uma sereia ao cantar seria cantar melhor do que ela.
  • Em 1917, escreveu o seguinte no conto O silêncio das sereias :
  • As sereias, porém, possuem uma arma ainda mais terrível do que seu canto: seu silêncio.

Ver resposta completa

Qual o significado da sereia negra?

A Sereia Negra (em inglês Black Siren ) é uma personagem relativamente desconhecida, até mesmo pelos fãs mais fiéis de HQs. Mas isso é fácil de explicar, pois na realidade não existe nenhuma Sereia Negra nos quadrinhos, ela foi uma criação para a série animada da Liga da Justiça.
Ver resposta completa

O que significa tatuagem de sereia em homem?

Tatuagem de sereia masculina – Fonte: Instagram @henripsy Diferente das tatuagens femininas, as tattoos masculinas requerem figuras mais notáveis, cores que contrastam e formatos maiores. Dessa maneira, a tatuagem de sereia masculina representa características como, por exemplo, a liberdade, o espírito rebelde e a independência. Fonte: Instagram @thaisthagota Então, se você é homem e deseja fazer um desenho de sereia, veja algumas inspirações!

Confira ainda: Tatuadores do Brasil que fazem trabalhos e artes incríveis

Fonte: Instagram @caroll.tattoo Fonte: Instagram @nanda_ramona_tattoo_sunset

Confira também Cobertura de tatuagem : Cover-up, a técnica que substitui tattoo antiga ou indesejada

Ver resposta completa

O que significa sereia no candomblé?

WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Linkedin Copiar Link

O Que Significa Tatuagem De Sereia O sereismo está em alta. Na internet, várias mulheres fazem sucesso posando como sereia. Surgiu até um ‘sereio’ que ganha cachê para se apresentar em festas – o masculino correto da sereia é tritão. Todo mundo está de olho na magia dessas musas do mar. Na novela A Força do Querer, a sonhadora Ritinha, papel de Isis Valverde, é duplamente sereia: nasceu nas águas amazônicas, protegida por Iemanjá, a quem chama de “minha mãe d´água”, e ganha a vida como sereia em um aquário. O Que Significa Tatuagem De Sereia Isis Valverde é Ritinha em A Força do Querer(Foto: Fabio Rocha/TV Globo) A sereia é uma figura da mitologia universal. Faz parte do imaginário de quase todos os povos que mantêm algum contato com o mar. No espectro da espiritualidade, ela é uma Encantada da Vida, que faz a ligação entre o mundo aquático e a terra firme.

  1. É cultuada no candomblé e na umbanda por sua capacidade de limpeza energética, e purificação do corpo e do espírito.
  2. Metade humano, metade peixe, a sereia tem alma própria, sim! E, na próxima vida, voltará como uma mulher completa.
  3. Há várias versões para o surgimento dela, também conhecida como sirena.

Uma delas envolve Afrodite. A deusa da beleza e do amor da mitologia grega teria sido contrariada por algumas mulheres e, como punição, as transformou em seres híbridos e mandou que elas vivessem isoladas numa ilha. Nos primórdios do cristianismo, a sereia representava pecado, vaidade e luxúria, além de serem vistas como “bruxas aquáticas”, já que teriam a capacidade de prever o futuro.

  1. No Brasil, nossa sereia mais famosa foi Janaína, uma índia goitacá da época do Descobrimento.
  2. A bela nativa se apaixonou por um português de uma expedição.
  3. Contrariando as tradições da tribo, ela se entregou ao homem branco e engravidou.
  4. Para fugir do castigo, atirou-se ao mar para alcançar o navio de seu amado europeu.

Morreu afogada. Tempos depois, o mar devolveu seu corpo. Todo mundo já ouviu falar do poder de sedução das sereias. Com seu canto, elas hipnotizam e atraem os homens para o fundo do mar. #DICADAMARCIA Monte um altar às sereias num canto tranquilo da sua casa.

You might be interested:  O Que Significa Crédito De Jam?

Coloque vasinhos de plantas aquosas, como as suculentas, ao lado de um copo com água e sal (representando o mar) e uma rosa branca dentro. Coloque frutas com alta concentração de água, como melão, melancia, caqui e uva verde. Consuma de tempos em tempos, substituindo essas frutas por outras. Peça com fé que as Encantadas do Mar tragam a você um amor verdadeiro, filhos saudáveis e muita felicidade! BANHO DAS ENCANTADAS 2 litros de champanhe 10 morangos 1 colher de sopa de açúcar mascavo 1 maçã ralada 1 pera ralada Bata tudo no liquidificador, muito bem batido.

Coe e deixe descansar ao luar, na noite de Lua Cheia. Banhe-se do pescoço para baixo. Fotos: João Bertholini/Ed. Globo, Thinkstock
Ver resposta completa

O que é arquétipo da sereia?

O arquétipo sereia é capaz de tornar a pessoa mais atraente, em especial ao sexo oposto. Contudo, a ativação das características desse ser da mitologia requer alguns cuidados, pois há um lado negativo. Por isso, é importante conhecer bem sobre ele antes de iniciar.
Ver resposta completa

Qual o significado de uma sereia com duas caudas?

1971 – A Starbucks foi fundada em 1971 em Seattle por três sócios: Jerry Baldwin, Zev Siegl e Gordon Bowker. Originalmente chamada de Pequod, eles rapidamente mudaram o nome para Starbucks graças ao conselho de seu designer Terry Heckler. O logotipo original, composto por uma sereia com duas caudas, foi imaginado por Heckler.
Ver resposta completa

Qual a polêmica da Pequena sereia?

Ariel negra causa polêmica entre os fãs de ‘A pequena sereia’ Ana Clara Brant/Estado de Minas O Que Significa Tatuagem De Sereia Em 1837, o dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875) escreveu o conto sobre uma jovem sereia que sonhava em abandonar a vida nos mares e se tornar humana. Chamava-se Sereiazinha e havia poucas informações sobre suas características físicas, a não ser que tinha “a pele clara e delicada como uma pétala de rosa;.

  • Em 1989, a Disney adaptou o clássico da literatura.
  • No desenho animado A pequena sereia, o estúdio batizou a protagonista como Ariel, dando a ela olhos claros, cabelos ruivos e cauda verde.
  • A atriz e dubladora norte-americana Jodie Benson, que emprestou sua voz à personagem, revelou à revista Entertainment Weekly os bastidores da animação: “Lembro-me das primeiras artes conceituais, e ela era loira.

Tinha um rosto como o das sereias em Peter Pan, mais maduro e com mais glamour. Jodie também deu sua opinião sobre as características da protagonista. “Lembro-me de dizer para eles (da produção) que era curioso estarem fazendo outra princesa loira depois de Cinderela e Aurora ( A bela adormecida ).

  1. Pouco depois, trocaram o cabelo para vermelho.
  2. E assim surgiu a primeira princesa ruiva”, lembrou.
  3. Fato é que a pequena sereia ruiva da Disney ficou no imaginário dos fãs.
  4. Na semana passada, o estúdio anunciou a intérprete de Ariel no longa em formato live-action, cujas filmagens começarão em 2020.
  5. A escolha da norte-americana Halle Bailey, atriz e cantora de 19 anos, causou polêmica.

Motivo: a jovem é negra. Pela segunda vez, uma afrodescendente interpretará uma princesa da Disney. Em 1997, Brandy Norwood fez o papel de Cinderela no longa que tinha Whitney Houston como fada madrinha e Whoopi Goldberg como rainha. Durante três dias, a polêmica sobre Ariel permaneceu na lista dos temas mais comentados do Twitter mundial.

  • Só falta colocar uma atriz loira para interpretar a Tiana de a Princesa e o sapo, que é negra, ou uma ruiva para fazer a Pocahontas”, queixou-se uma internauta.
  • Sereias não existem, são seres mitológicos.
  • Tanto faz ser negra, ruiva, branca, rosa ou azul.
  • Sem contar que o ponto mais importante da Ariel é sua belíssima voz, e isso Halle tem”, destacou outra.

“Ariel era a branca de cabelo vermelho que conquistou os corações de milhões de crianças em todo o mundo. Elas esperariam que ela fosse a mesma no filme live-action. Não entendo a decisão da escalação;, lamentou um fã. “O racismo se destacou em vocês quando Halle Bailey foi escalada como Ariel.

  • Sereias são criaturas míticas.
  • Quem te disse que elas eram apenas brancas?”, reagiu outro.
  • A atriz e cantora mineira Raíssa Alves interpreta Ariel há quase 10 anos na montagem da Cyntilante Produções, de Belo Horizonte.
  • Ela afirma que o assunto é delicado.
  • É natural uma decepção e até certa frustração de quem é muito fã, até porque foi a própria Disney que criou a versão da Ariel ruiva.

Mas, ao mesmo tempo, se há alguma produção em que seja possível focar na questão da representatividade, é justamente A pequena sereia. Ser mitológico, essa personagem não tem etnia ou raça bem definida”, observa. Halle Bailey se mostrou surpresa ; e também emocionada ; ao ser escolhida.

  1. A mais cotada era uma ex-estrela da Disney: a atriz e cantora Zendaya, que a parabenizou pela escalação.
  2. O post de Halle no Twitter traz uma ilustração icônica de Ariel no mar, em cima de uma pedra.
  3. A sereia se parece com ela, tem cabelos e tom da pele mais escuros.
  4. Na legenda, a atriz escreveu: “Sonho que se torna realidade”.

Rob Marshall ( O retorno de Mary Poppins e Chicago ), diretor do longa, é só elogios para a nova Ariel. “Halle Bailey tem aquela rara combinação de espírito, coração, juventude, inocência e substância, qualidades intrínsecas necessárias para desempenhar esse papel icônico”, justificou.

  • Fernando Bustamante, diretor artístico da Cyntilante Produções, conta que se baseou na versão da Disney para criar a peça, em cartaz há 19 anos.
  • Hans Christian Andersen, lembra ele, não deu detalhes sobre a sereia.
  • No começo, a atriz pintava o cabelo de ruivo, mas por questão de custos e logística, decidimos comprar uma peruca.

Acabou sendo assim até a nossa Ariel mais recente, a Raíssa”, explica. Na opinião de Bustamante, a Disney tem responsabilidade em tudo o que faz, sobretudo com relação ao público infantil. Para ele, a importância que a valorização da mulher e dos negros tem alcançado pode ter influenciado a decisão da empresa.

  • Várias coisas vêm sendo revistas.
  • É muito positivo quando uma marca como a The Walt Disney Company abraça a questão da inclusão, da diversidade.
  • Li que a personagem da gaivota terá a voz de uma atriz de origem asiática (Awkwafina, de Podres de ricos e Oito mulheres e um segredo )”, comenta.
  • Bustamante considera natural que o público, no primeiro momento, estranhe a nova sereia pelo fato de a imagem de Ariel com cabelos vermelhos ser tão marcante.

Mas pondera: ;Uma das versões do musical A pequena sereia, na Broadway, trazia um negro na pele do príncipe Eric, par romântico da Ariel. Já foi um começo. A Disney não se apega a ser totalmente fiel à animação, até porque é outra linguagem. A gente espera que respeitem as características da Halle e não mudem o tom de cabelo dela ou algo assim.” A atriz Andrea Rodrigues, integrante do Grupo Espaço Preto, da Cia.

Bando e do Coletivo Segunda Preta, classifica como racista a reação de quem é contra a escolha de Halle Bailey para o papel. “Estão questionando a etnia de um ser que não existe, de uma figura mitológica. Se isso não é racismo, não sei mais o que é. As pessoas têm muita dificuldade de se assumir como racistas e negam a nossa própria história.

Halle é atriz e cantora talentosa, com uma voz linda. Tem todos os requisitos para o papel”, ressalta Andrea. Atualmente, ela participa do elenco da peça Abena, fazendo o papel de uma princesa negra, a mais bonita do mundo. “É um dos trabalhos do repertório da Cia.

  1. Bando. Fala sobre uma princesa negra linda, inteligente, esperta, o que gera comoção e um estranhamento.
  2. As pessoas não estão acostumadas com princesas e príncipes negros, infelizmente”, lamenta.
  3. Andrea enfatiza que há confusão sobre raça e cor em polêmicas nas redes sociais, como a que envolve a nova Ariel.

“A raça é fundamental para a construção da história. A gente vê isso nas próprias produções da Disney, como Aladdin, Mulan e A princesa e o sapo. Cor de cabelo é outra coisa: temos ruivos negros, ruivos brancos. No caso de A pequena sereia, o fator raça não é primordial para a história.
Ver resposta completa

You might be interested:  O Que Significa A Palavra Ímpios?

Quem é marido da sereia?

Rei Tritão
Sexo Masculino
Aparência Gigante, idoso, olhos azuis, cabelo e barba longa, barbatanas azuis, coroa e braceletes de ouro
Personalidade Rigoroso, sério, firme, forte, carinhoso, paternal, sábio, valente
Ocupação Rei
Afiliações Bom
Objetivo Governar Atlântida, proteger sua família
Casa Atlântida
Parentes Netuno (avô), Poseidon (pai), Zeus, Hades (tios), Rainha Athena (esposa, falecida), Ariel, Aquata, Andrina, Arista, Adella, Alana, Attina (filhas), príncipe Eric (genro), Melody (neta), Arabella (neta em Descendentes)
Gosta De suas filhas, música
Odeia Os seres humanos (no passado), a desobediência de Ariel, as ameaças feitas a sua família e ao seu reino
Voz nos Estados Unidos Kenneth Mars (primeiro filme, segundo filme, e a série) Jim Cummings (terceiro filme)
Voz no Brasil Luiz Motta Isaac Bardavid (terceiro filme)

Rei Tritão é um personagem que apareceu pela primeira vez no filme animado da Disney, A Pequena Sereia, Ele foi dublado por Kenneth Mars, nos dois primeiros filmes e por Jim Cummings no terceiro filme. Seu personagem é um pouco semelhante ao deus do mar da mitologia grega, Poseidon.
Ver resposta completa

O que significa a sereia no tarot?

DescriçãoTarô das sereiasMergulhe em um submundo oceânico e observe as maravilhosas e fantásticas criaturas aquáticas em todo seu esplendor, o tarô da sereia nos mostra todo o poder, cultura e lendas que essas fascinantes criaturas escondem e que tantas histórias são criadas a partir de seus fatos, alguns deles
Ver resposta completa

Quando alguém te chama de sereia?

Significado de sereia: Mulher que sabe seduzir os outros com sua beleza para c
Ver resposta completa

Qual a diferença entre a sereia e Iemanjá?

Por Biaggio Talento Muita gente cultua Yemanjá na tradicional festa do 2 de Fevereiro, no bairro do Rio Vermelho, pensando tratar-se de uma entidade exclusivamente africana. O antropólogo Edison Carneiro, num texto de 1950, incluído no livro Ladinos e Crioulos, mostra que isso não é verdade.

Sua análise, esclarecedora, indica que desde o final do século XIX, o que se cultua na Bahia é uma entidade brasileira, sincrética, que reúne elementos, sim da cultura africana, mas também ameríndia e européia. A confusão mais flagrante é a incorporação da sereia, elemento sobrenatural da Europa com a orixá nagô de Yemanjá.

São duas entidades completamente contraditórias que convivem numa mesma figura. Ele lembra que sereia “é a mulher fatal, que com o seu amor traz a morte”. Vide as agruras que Ulisses e seus marujos passaram ao retornar de Tróia, quando o barco dos argonautas passou perto da ilha das sereias, cujo canto levava os homens a se jogarem no mar em busca da própria destruição.

Ao contrario das feiticeiras marítimas, Yemanjá é a representação da fecundidade, a reprodução da espécie e nem aparece na água salgada. Nada melhor, então, que conferir o texto de Edison Carneiro que reproduzimos a seguir: YEMANJÁ E A MÃE-D’ÁGUA Escritores, pintores, músicos e elementos populares em geral tem contribuído poderosamente, por um lado, para dar o nome Yemanjá à mãe-d’água brasileira e, por outro lado, para tornar as festas em seu louvor uma simples reprodução das festas da sereia européia.

Bem entendido, Yemanjá é uma deusa nagô e de modo algum uma concepção de todas as tribos negras chegadas ao Brasil. Sabemos que ao povo nagô se pode atribuir grande parte da nossa mística popular, nos mais variados graus de fidelidade com o original. Parece extraordinário porém, que as diferenças fundamentais que facilmente podemos encontrar entre Yemanjá e a sereia fossem postas de lado tão sumariamente, até cair no dualismo apontado – nome africano, festas européias.

  1. Como já o indicou Joaquim Ribeiro, há nesse caso, “uma interseção de vários cultos” das águas, como o da Iara dos índios.
  2. Não devemos esquecer que os nagôs não rendem culto público, fora de portas, a Yemanjá e, certamente, não deixaram essa tradição.
  3. Pelo contrário, nos candomblés baianos, que são como tentei provar, resultado das concepções religiosas dos nagôs, até mesmo o “assento” de Yemanjá se encontra, obrigatoriamente, no interior da casa.

Parece que, como em tantos outros casos, a mítica nagô, passando a outros grupos de cultura, brancos e negros, se deturpou consideravelmente, de maneira a ficar apenas o nome Yemanjá cobrindo concepções, festas e costumes que são caracteristicamente estranhos à África – e em especial ao povo nagô.

  • Talvez seja antiga essa confusão.
  • Nina Rodrigues, em 1897, notava que “em geral a concepção de Yemanjá confunde-se com o mito da sereia de que se torna uma simples variante” e mais tarde, em Os africanos no Brasil, afirmava que “o mito de Yemanjá se confunde com o da mãe-d’água e o da sereia sob cuja forma e efígie a representam”.

Isto acontece hoje em todos os candomblés, em que a figura de Yemanjá muitas vezes é a dá mulher branca, a pentear seus longos cabelos, mas já acontecia também em 1899, por sinal que no famoso candomblé do Gantois da Bahia, onde Nina Rodrigues pôde encontrar “duas sereias de gesso barato, mandadas vir do Rio de Janeiro”, representando Yemanjá e outra divindade das águas, Oxún (sic).

Por sua vez, Manuel Querino lembra a festa que, na terceira dominga de dezembro, a gente dos candomblés realizava diante do forte de São Bartolomeu, na cidade do Salvador, sob a direção do Tio Ataré, enchendo-se uma grande talha de barro, que se atirava ao mar, com “pentes, frascos de pomada, frascos de cheiro, côvados de fazenda” presenteados por centenas de africanos.

Isso não impede que em outros candomblés, mais respeitadores da tradição nagô, como as do Engenho Velho da Federação e Flaviana, Yemanjá se represente corretamente por pedras (itás) ou por esculturas de pessoas possuídas pela orixá (êxés). Parece que a notícia mais antiga de presente de Yemanjá é a que nos deixou Manuel Querino: “Um pequeno saveiro de papelão, armado de velas e outros utensílios de náutica, era lançado ao mar, conduzindo como dádiva à mãe-d’água figuras de bonecas de pano, milho cozido, inhame com azeite-de-dendê, uma caneta e pena, e pequenos frascos de perfumaria”.

  1. Todos os que já acompanharam um presente para a mãe-d’água notarão a diferença este tipo de oferenda e o modelo atual.
  2. Yemanjá, no país dos nagôs, é a deusa do rio Ogún e, por extensão, dos rios, fontes e lagos nacionais.
  3. O seu domínio não chega até o mar, onde manda Ôlôkún.
  4. Nina Rodrigues recolheu na Bahia uma peça esculpida, um cofre de Yemanjá, que representa uma cena de pesca do crocodilo, que é animal de rio, e o coronel Ellis, na lenda do nascimento dos orixás, conta que, após o incesto, dos seios desmesuradamente intrumescidos de Yemanjá brotaram dois rios que adiante se reuniram e formaram uma lagoa.

Entre os lugares especiais em que, na Bahia, se cultua Yemanjá, estão três lagoas – o Dique e as Lagoas de Vovó e do Abaeté. Ruth Landes escreveu que Yemanjá é “uma nova edição da mammy americana”. Com efeito, entre os nagôs, a deusa é sempre esposa e mãe.

A lenda do coronel Ellis – que Nina Rodrigues considerava “relativamente recente”, por não ser corrente entre os negros da Bahia nem de outros pontos do Brasil – a apresenta como mulher de Aganju, seu irmão, e mãe de Ôrungá, que a violenta, nascendo daí muitos dos orixás, como Xangô, Oxún, Oxóce, Ogún, etc., presentes nas religiões dos negro brasileiro.

Ellis decompõe o nome da deusa em yeye, mãe, e ejá, peixe, ou seja: “mãe de peixe”. Ruth Landes lhe dá a posição da “esposa mais jovem e mais amada” de Oxalá – mais jovem em comparação com Nana, já senil. E Nina Rodrigues, estudando uma peça de escultura africana da Bahia – um trono ou banco para o sacerdote possuído por Yemanjá – observou: “No largo movimento das mãos abertas a fim de conter e levantar os volumosos e túrgidos seios da orixá que, para oferecê-los, está de joelhos, o artista expressou com felicidade a concepção da uberdade, de fundo chtoniano ou material, que se atribui a Yemanjá.” Em que se parece essa Yemanjá com a figura fascinante, voluptosa, encantadora, que ligamos à sereia do folclore europeu? Se a sereia mora no fundo do mar, Yemanjá habita rios, fontes e lagos.

  1. Esta é mãe e esposa, e na lenda do coronel Ellis dá nascimento a muitos filhos, que são os orixás mais conhecidos, em contraposição com a eterna juventude e disponibilidade da sereia, mais fácil de imaginar como uma estranha amante submarina do que como esposa.
  2. Maternal, Yemanjá simboliza a fecundidade, a reprodução da espécie, a natureza em todo o seu esplendor, enquanto a sereia é a mulher fatal, que com o seu amor traz a morte.
You might be interested:  O Que Significa Up No Whatsapp?

E, para completar o quadro das diferenças, Yemanjá vem ao encontro dos homens, nos candomblés, ao passo que a sereia tem de ser requestada, e solicitada com presentes, nos seus vastos domínios marítimos. O rabo de peixe, os olhos verdes, os cabelos compridos, as canções irresistíveis de amor, toda a concepção européia da sereia, estão em desacordo com Yemanjá.

  • Sob este nome, nas festas públicas, não se cultua uma deusa africana, da nação nagô.
  • Cultua-se uma divindade brasileira das águas, fruto do sincretismo das concepções nagô, ameríndia e européia dos deuses aquáticos.
  • E, na verdade, a influência maior é a da Loreley dos brancos, que nada mais perdeu do que o nome (1950).

Leia mais sobre a rainha do mar:

A história da Rainha do Mar Presente de Yemanjá: Uma festa dos pescadores do Rio Vermelho Festa de Iemanjá do dia 2 de fevereiro de 1938 Iemanjá, o desenho da discórdia

O Que Significa Tatuagem De Sereia
Ver resposta completa

O que é Iansã?

Resumo – Iansã seu nome é um título que Oyá recebeu de Xangô. Era uma mulher extremamente guerreira, e percorreu vários reinos. Foi a paixão de OGUM, OXAGUIUAN, EXU, OXOSSI E LOUGUM-EDÉ. Em Ifé, terra de Ogum, foi a grande paixão do guerreiro, mas sua grande paixão foi Xangô.

Aprendeu com ele e ganhou o direito do manuseio da espada. Iansã era de paixão violenta, que corrói, que criar sentimentos de loucura, cria também desejos de possuir o desejo sexual. Era volúpia, o clímax. Ela é o desejo incontido e o sentimento, mas forte que a razão. Sua força é representada pelos raios, trovões, ciclones, ventos, furações, tufões e vendavais, e era conhecida como o entardecer.

Seu dia é comemorado no dia 04 de dezembro onde é feito suas oferendas. Sua cor é representada pelo amarelo, coral, vermelho ou rosa. Na igreja católica Iansã é sincretizada por SANTA BARBARA. É a única que se relaciona com os espíritos dos mortos a tornando conhecida senhora do cemitério.

Também era conhecida por suas trocas de parceiros, que se tornar uma de suas lendas, sendo conhecida como arrebatadora das paixões. Para o preparo de suas comidas o principal e mais importante é a higiene, tanto da cozinha quanto dos cozinheiros, todas as pessoas que lidam com a sua comida, antes de qualquer coisa deve tomar um banho de ervas e acender uma vela em respeito aos orixás, e cantando e fazendo seus pedidos.

Como isso mostrar o respeito e devoção a seu orixá. Palavras-chave: comidas e tradições; cultura afro-descendente; gastronomia
Ver resposta completa

Qual é a lenda da sereia?

IARA FUGIU PELAS MATAS COM MEDO DO PAI, QUE A ENCONTROU E, COMO PUNIÇÃO, ELA FOI JOGADA NO ENCONTRO DO RIO NEGRO COM SOLIMÕES. OS PEIXES TROUXERAM O CORPO DE IARA À SUPERFÍCIE E ENTÃO, SOB O REFLEXO DA LUA CHEIA, ELA SE TRANSFORMOU EM SEREIA E ENTÃO, SOB O REFLEXO DA LUA CHEIA, ELA SE TRANSFORMOU EM SEREIA.
Ver resposta completa

Qual a diferença entre sereia e sirena?

30 de Maio, 2011 Para quase todas as pessoas, a diferença entre as Sereias e as Sirenas será quase nula. Se numa qualquer conversa ouvirmos falar de sereias, o nosso imaginário tende sempre a levar-nos para uns seres meio-mulher, meio-peixe, de voz encantadora.

Mas. e se esta ideia estivesse incorrecta? Inicialmente existiam duas criaturas muito similares. Ambas apresentavam elementos comuns – tinham uma voz encantadora e eram metade-mulher – mas, depois, havia algo que as distinguia – a parte inferior do seu corpo. Uma delas, aquela que para nós é a mais conhecida, era metade-peixe, mas havia uma outra figura que era metade-pássaro.

As primeiras eram chamadas Sirenas, enquanto que as segundas tinham vulgarmente o nome de Sereias. Até aqui tudo bem, mas à medida que se vão consultando bestiários de diferentes épocas nota-se um fenómeno interessante: apesar de começarem como figuras totalmente distintas, depois parece existir uma fusão de ambas e uma confusão dos seus nomes, algo que é seguido pelo desaparecimento de uma delas. O Que Significa Tatuagem De Sereia É demasiado fácil constatar que as figuras mitológicas aqui presentes são metade-mulher (identificadas pela ausência de barba) e metade-pássaro. Também, uma das personagens humanas está presa ao mastro do navio, algo que nos permite identificar a cena com uma ainda maior precisão.

Então, que criaturas serão estas? De acordo com grande parte das traduções portuguesas (a título de exemplo, veja-se a disponível neste link ), são sereias, apesar de não terem – como é fácil reparar – uma metade inferior semelhante à dos peixes. Assim se compreende que, como já referi acima, ao longo dos tempos as sirenas se tenham transformado em sereias, enquanto que as sereias originais acabariam por desaparecer quase totalmente do nosso imaginário.

Agora, falta explorar o porquê. não é possível concluir algo com uma total certeza, mas parece-me que esta alteração tem a ver com o contexto mitológico de ambas as figuras, provavelmente até ligado com o episódio mencionado acima. Neste contexto faz mais sentido tratarem-se de mulheres-peixe do que de mulheres-pássaro, e talvez seja por razões como essa que o nome transitou de umas para as outras.

Veja-se que na arte medieval ambas as figuras se tendem a confundir, e só são distinguidas pelo seu contexto (como pode ser constatado nas múltiplas imagens disponíveis neste link ), e esta é uma confusão que chegou aos dias de hoje, em que as sereias são vulgarmente mostradas como tendo uma metade inferior semelhante à dos peixes.

Voltando-se então à questão inicial, serão as “sereias” realmente seres meio-peixe, meio-mulher? Se originalmente essa era uma ideia incorrecta, foi tornada correcta pelo peso das anos; contudo, se quisermos ser mais precisos e correctos, uma sereia era originalmente um ser meio-pássaro, meio-mulher, com uma origem complicada, enquanto que a sirena junta à sua parte feminina uma metade de peixe.
Ver resposta completa

Como as sereias tem filhos?

As sereias se reproduzem da mesma maneira que os peixes, com a diferença sendo que enquanto as peixes fêmeas não protegem os ovos, as sereias os acolhem até a eclosão.
Ver resposta completa

Qual o significado de uma sereia com duas caudas?

1971 – A Starbucks foi fundada em 1971 em Seattle por três sócios: Jerry Baldwin, Zev Siegl e Gordon Bowker. Originalmente chamada de Pequod, eles rapidamente mudaram o nome para Starbucks graças ao conselho de seu designer Terry Heckler. O logotipo original, composto por uma sereia com duas caudas, foi imaginado por Heckler.
Ver resposta completa

Que arquétipo da sereia?

O que é o arquétipo da sereia? – As sereias são mitos universais, são uma representação do feminino, da beleza, do poder de “enfeitiçar” os homens com seu canto. Elas podem significar vida, simbolizar a sedução, mas representam também o perigo das águas e o mergulho no desconhecido.

  • É um arquétipo ótimo para quem quer atrair uma pessoa específica para se relacionar ou mesmo para quem quer se tornar mais aberta e mais sociável nos contatos diários de amizade ou trabalho.
  • O arquétipo da sereia também pode ajudar a lidar com as emoções, a liberar alguns bloqueios e a manifestar os desejos da melhor forma.
  • Além de como ativar o arquétipo da sereia, leia também:
  • +

Ver resposta completa

Adblock
detector