Situação Cessado Inss O Que Significa?

Situação Cessado Inss O Que Significa

O que significa quando o benefício do INSS foi cessado?

1. O que significa benefício cessado? – A cessação pelo INSS significa o cancelamento do seu benefício, de forma que não mais ocorra o pagamento mensal da sua prestação. Sendo assim, o cancelamento ou cessação de benefício pode acontecer por diversos motivos. Mas, os principais motivos de cancelamentos são os seguintes:

O prazo do benefício foi esgotado,Os requisitos de concessão do seu benefício não estão mais presentes no momento que ele foi cessado.

Ou seja, quando o INSS verifica alguma hipótese de cessação de benefício, o Instituto entende que não tem mais a obrigação de pagar o valor mensal ao segurado. Embora a cessação tenha caráter definitivo, ainda existe a possibilidade de ela ser revertida, conforme eu disse anteriormente. Vale dizer que a cessação pode ocorrer em todas as espécies de benefícios, tais como:

Aposentadorias,Benefícios por Incapacidade:

Auxílio-Doença, Aposentadoria por Invalidez,

Pensão por Morte, Salário-Maternidade, Auxílio-Reclusão, Auxílio-Acidente,Entre outros.

Como especialista, percebo que os benefícios mais comuns de serem cessados são os Benefícios por Incapacidade. Isso acontece, porque os Benefícios por Incapacidade se relacionam, diretamente, com a capacidade ou a falta de capacidade de o segurado exercer suas atividades de trabalho.
Ver resposta completa

O que fazer quando meu benefício é cessado?

Como reativar meu benefício cessado? – É necessário entrar com um recurso junto ao INSS para solicitar a reativação, apresentar documentos e uma petição que comprovem a necessidade do benefício.
Ver resposta completa

You might be interested:  O Que Significa A Sigla Hpv?

Quando cessa o auxílio-doença?

Teve o seu auxílio-doença cessado ? Calma! É possível recuperar o seu benefício. Em geral, o INSS cessa um auxílio-doença quando conclui que o contribuinte já está recuperado para voltar ao trabalho e, por isso, não deve mais receber o benefício. Todavia, nem sempre essa cessação acontece de forma correta.

Ou seja, há casos em que o beneficiário merece continuar recebendo o auxílio-doença. Porém, apesar disso, o INSS cessa o benefício indevidamente. Nos últimos anos, a quantidade de benefícios cessados aumentou consideravelmente por conta do chamado “pente-fino” do INSS. Supostamente, o objetivo do tal “pente-fino” é encontrar e cessar benefícios fraudulentos.

Todavia, na prática, o INSS tem cessado diversos benefícios regularmente concedidos! E um dos benefícios mais atingidos pelo pente-fino é justamente o auxílio-doença. Dessa forma, o INSS também está cancelando milhares de benefícios sem qualquer irregularidade.
Ver resposta completa

Como saber o fim do auxílio-doença?

Hoje, ao ter um auxílio-doença concedido ou prorrogado, o médico perito indica a data da alta. Se o trabalhador não se recuperar nesse período, pode pedir uma prorrogação do benefício. Já se conseguir a recuperação antes, deve pedir a perícia de antecipação da alta.
Ver resposta completa

Quando o auxílio-doença é prorrogado automaticamente?

Como funciona e quando pedir prorrogação do auxílio-doença? – O pedido de prorrogação do auxílio-doença deve ser solicitado quando o beneficiário sentir que ainda não tem condições de voltar ao trabalho, após o resultado da última perícia médica que foi realizada na Previdência Social.
Ver resposta completa

Adblock
detector