Em contraste, os cimentos de ionômero de vidro modificado por resina (CVIMR), também chamados de cimento de ionômero de vidro reforçado por resina (CIVRR), são híbridos dos seus dois grupos originais e incorporam uma reação ácido-base no processo de presa (MCCABE, 1998; NICHOLSON, 1998).
Contents
- 1 O que é CIV modificado por resina?
- 2 Qual é a principal diferença entre o CIV convencional e o modificado por resina?
- 3 O que é cimento de ionômero de vidro?
- 4 Quais são os tipos de cimento de ionômero de vidro?
- 5 Qual a função do CIV?
- 6 Quais as vantagens do CIV?
- 7 Qual a diferença entre o cimento de ionômero de vidro convencional e o cimento de ionômero de vidro modificado por resina?
- 8 Quais vantagens o CIV modificado por resina apresenta quando comparado aos cimentos convencionais?
- 9 Qual a principal característica do cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade?
- 10 O que é CIV na odontologia?
- 11 São vantagens do cimento de ionômero de vidro?
- 12 O que significa ionômero?
- 13 Qual a classificação dos cimentos utilizados na técnica de tra?
- 14 Como se usa o ionômero de vidro?
- 15 Como utilizar CIV?
O que é CIV modificado por resina?
Os cimentos modificados por resina, por sua vez, apresentam componentes resinosos em sua composição, dispensando a necessidade de condicionamento ácido superficial, a fim de promover retenção mecânica, pois ocorre uma adesão química entre o HEMA do cimento e a resina composta.
Qual é a principal diferença entre o CIV convencional e o modificado por resina?
Os CIV convencionais possuem um coeficiente de expansão térmica linear melhor do que dos CIV modificados por resina, que mostram valores semelhantes aos do amálgama ou das resinas compostas híbridas.
O que é cimento de ionômero de vidro?
O cimento de ionômero de vidro convencional sempre foi considerado um material biocompatível para aplicações em dentística, pois apresenta as seguintes propriedades: pequena reação exotérmica, rápida neutralização e liberação de íons benignos como sódio, alumínio, silício, fósforo e flúor em condições neutras e cálcio
Quais são os tipos de cimento de ionômero de vidro?
Características do cimento de ionômero de vidro:
Qual a função do CIV?
O CIV é o material de escolha em muitos procedimentos odontopediátricos devido às suas propriedades satisfatórias, entre elas, a adesão aos tecidos mineralizados, biocom- patibilidade, coeficiente de expansão térmica semelhante ao dente e liberação de flúor.
Quais as vantagens do CIV?
O CIV possui vantagens que faz dele o material escolhido para diversas técnicas. São elas: biocompatibilidade, coeficiente de expansão térmica semelhante ao da estrutura dental, liberação de flúor e adesividade.
Qual a diferença entre o cimento de ionômero de vidro convencional e o cimento de ionômero de vidro modificado por resina?
Os ionômeros convencionais possuem um coeficiente de expansão térmica linear melhor do que dos ionômeros modificados por resina, que mostram valores semelhantes aos do amálgama ou das resinas compostas híbridas (Oliveira at al, 2019).
Quais vantagens o CIV modificado por resina apresenta quando comparado aos cimentos convencionais?
5.2.1 Resistência à compressão e à tração
Os ionômeros modificados por resinas possuem resistência superior aos convencionais, mostrando valores de duas a três vezes maiores, no caso de ionômeros restauradores.
Qual a principal característica do cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade?
As vantagens para seu uso eram possuir menor solubilidade; resistência aumentada ao desgaste; resistência maior a sinérese; durabilidade; estabilidade de cor com melhor estética inicial e maior retenção que os convencionais.
O que é CIV na odontologia?
Resumo: Os cimentos de ionômero de vidro (CIV) são um dos materiais mais estudados e utilizados na Odontologia moderna.
São vantagens do cimento de ionômero de vidro?
Quais são as vantagens do uso dos cimentos de Ionômero de Vidro?
O que significa ionômero?
Ionômero é uma composto de macromoléculas em que é formado na ionização ou em grupos ionizáveis.
Qual a classificação dos cimentos utilizados na técnica de tra?
Classe V em dentes anteriores e posteriores estão bem indicadas para o TRA e tem alto índice de longevidade. Classes III não transfixantes. Pelos mesmos motivos dos dentes decíduos.
Como se usa o ionômero de vidro?
Técnica de Trabalho:
Coloca-se a quantidade de pó recomendado para cada caso sobre a placa de vidro ou bloco de papel. Divide-se o pó em duas metades. Goteje o líquido com o frasco na posição perpendicular. Aglutina-se a primeira metade do pó ao líquido e manipula-se 1 por 15 segundos.
Como utilizar CIV?
Proporcionamento do CIV na forma de pó e líquido; divisão do pó sobre a placa e colocação do líquido; espatulação do cimento, consistência ideal e aspecto da massa recém manipulada; inserção do material na cavidade de classe I e adaptação final com espátula levemente umedecida pelo bonding; proteção da superfície da