O Que E Clinquer No Cimento?

O clínquer é a matéria prima básica de diversos tipos de cimento, inclusive o cimento Portland, onde, no seu processo de fabricação, o clínquer sai do forno a cerca de 80°C, indo diretamente à moagem onde é adicionado ao gesso.

Qual a composição do clínquer?

É importante dar destaque para a produção do clínquer, que é um dos componentes básicos do Cimento. Tendo sua composição de Sílica, Óxido de Cálcio, Alumina, Óxido de Ferro III e Óxido de Magnésio, sua produção envolve um processo de alta poluição.

Qual é a origem do cimento?

O cimento já é utilizado desde a época do império romano. Reinventado no século XIX, este material ganhou o segundo nome por parecer com pedras da ilha Portland. Sendo conhecido como uma commodity, é também um material cerâmico que cristaliza quando entra em contato com a água.

Por que o cimento é tão comum?

Esse nome possivelmente pode não soar familiar, mas saiba que ele é muito mais comum do que se imagina. Prédios, casas, calçadas, estágios e, basicamente, quaisquer obras de construção civil contam com o cimento como um dos seus materiais básicos… E o clínquer é o principal componente presente na composição do cimento.

You might be interested:  Quanto Mede Uma Telha Francesa?

Quais são os impactos ambientais do clínquer?

De maneira geral, pode-se dizer que o clínquer é considerado um pó homogêneo (farinha), de diferentes matérias-primas moídas e misturadas que, quando submetido a altíssimas temperaturas, se transforma em rocha. O processo de produção dessas substâncias não é nada simples e pode provocar impactos ambientais consideráveis.

O que é o clínquer do cimento?

O clínquer é o produto granulado que surge após a queima de calcário misturado com argila e pode receber adições (gesso, pozolana, fíler, calcário e escória). Das adições é feita a moagem de cimento a partir dos separadores dos componentes minerais.

Qual a diferença entre clínquer e cimento?

O clinquer pode ser definido como cimento numa fase básica de fabrico, a partir do qual se fabrica o cimento Portland, habitualmente com a adição de sulfato de cálcio, calcário e/ou escória siderúrgica.

Como obter clínquer?

Processo de produção. O clínquer ou clínquer Portland, como também é conhecido, é obtido a partir da queima de matérias-primas moídas em um forno rotativo a temperaturas de até 1450 °C.

O que é produção de clínquer?

A produção do clínquer acontece entre a primeira moagem, onde o minério será reduzido à farinha, e a segunda trituração, momento em que são adicionados gesso, calcário ou outros elementos, dependendo do tipo de cimento que se quer fabricar. Dentre os equipamentos, o mais sensível é o forno.

O que compoe o clínquer?

O clínquer é constituído, em sua maior parte, por silicatos (75%) e numa proporção menor, de aluminatos e ferro- aluminatos cálcicos. Os principais componentes do clínquer são C3S (3CaO. SiO2), C2S (2CaO. SiO2), C3A (3CaO.

Como substituir o clínquer?

Entre as possibilidades de substituição do clínquer estão as cinzas volantes ou pozolanas, que podem ser naturais ou artificiais, além da escória de alto forno e do filler calcário.

You might be interested:  Qual Inclinação Ideal Para Telha De Fibrocimento?

O que é pozolana do cimento?

A pozolana é um dos componentes do cimento utilizada na preparação de argamassas pozolânicas, misturada com água e cal hidratada, melhorando as características dos betões e permitindo a sua utilização dentro de água.

Qual é a função do cimento?

O cimento é usado para consolidação de concretos, assentamento de blocos e elaboração de massa para reboco.

Quais as etapas do processo de fabricação do clínquer?

Processo de Fabricação

  • Extração do calcário e argila.
  • Britagem.
  • Pré-homogeneização.
  • Dosagem.
  • Moagem da farinha crua.
  • Homogeneização.
  • Fornos.
  • Resfriamento.
  • Qual a matéria-prima para fabricação do cimento?

    Em primeiro lugar, as matérias primas – calcário (94%), a argila (4%) e quantidades menores de óxidos de ferro e alumínio (2%) – são moídas e misturadas até a obtenção de um pó fino (farinha crua).

    Como se forma a escória do alto forno?

    As escórias se formam pela fusão das impurezas do minério de ferro, juntamente com a adição de fundentes (calcário e dolomita) e as cinzas do coque.

    Qual a matéria-prima do clínquer?

    A principal matéria-prima natural usada para fabricação do clínquer é a rocha calcária, e o principal fator responsável pela emissão de dióxido de carbono no processo de fabricação de cimento Portland é a calcinação desse calcário, pois a cada 1.000 kg de calcita (CaCO3) calcinada são gerados 560 kg de CaO e 440 kg de

    Qual é a função do gesso adicionado ao clínquer?

    O gesso natural é utilizado como adição ao clínquer na fabricação do cimento Portland com a função controladora de pega, não permitindo que o clínquer endureça quase que instantaneamente quando em contato com a água (LYRA SOBRINHO, AMARAL, et al., 2001; ABCP, 2002).

    O que é processo de Clinquerização?

    · tratamento térmico ( clinquerização ) constitui um conjunto de reações física e químicas que conduzem a formação de quatro componentes essenciais ( visto anteriormente ), o silicato tricálcico, o aluminato tricálcico, o silicato bicálcico, o ferro aluminato tetracálcico, e eventualmente o cal livre, periclásio (

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    Adblock
    detector