O cimento de escória é uma substância hidráulica obtida artificialmente com um efeito adstringente pronunciado. É um pouco análogo ao cimento Portland. A sua principal característica é conter resíduos da indústria metalúrgica finamente moídos, nomeadamente escória. O que é e como é produzido
Contents
- 1 Quais são os tipos de cimento com escória de alto forno?
- 2 Quais são as aplicações da escória?
- 3 Quais são as propriedades do cimento Portland férrico?
- 4 Qual é a origem do cimento?
- 5 Para que serve a escória?
- 6 O que fazer com escória?
- 7 O que é escória de Alto-forno no cimento?
- 8 Qual a densidade da escória?
- 9 O que significa escórias na Bíblia?
- 10 O que é ser uma escória?
- 11 O que é e onde é utilizada a escória do alto forno?
- 12 O que acontece no alto forno?
- 13 Qual a origem da escória de alto forno utilizada na produção do cimento?
- 14 Qual a função do alto forno na indústria do cimento?
- 15 Qual a função do fundente no alto forno?
- 16 O que é a escória de siderurgia?
- 17 Qual é a composição química do gusa?
- 18 Qual a composição química típica do ferro gusa?
Quais são os tipos de cimento com escória de alto forno?
Cimentos com escória de alto forno são o CPII-E e o CPIII O cimento composto CPII –E tem na sua composição 6% a 34% de escória granulada de alto forno. Ver O cimento de alto forno CP III tem na sua composição 35% a 70% de escória granulada de alto forno.
Quais são as aplicações da escória?
A escória possui várias aplicações comerciais depois de resfriada e solidificada e só raramente é desprezada. É frequentemente reprocessada para separar quaisquer metais que possa conter. Os subprodutos deste processo podem ser usados em cimento, lastro para linhas de caminho de ferro e para fertilizante.
Quais são as propriedades do cimento Portland férrico?
A mistura não se dissolvia em água e foi patenteada pelo construtor no mesmo ano, com o nome de cimento Portland, que recebeu esse nome por apresentar cor e propriedades de durabilidade e solidez semelhantes às rochas da ilha britânica de Portland. Imagem de microscópio do cimento Portland férrico.
Qual é a origem do cimento?
O cimento já é utilizado desde a época do império romano. Reinventado no século XIX, este material ganhou o segundo nome por parecer com pedras da ilha Portland. Sendo conhecido como uma commodity, é também um material cerâmico que cristaliza quando entra em contato com a água.
Para que serve a escória?
A escória é o subproduto da fundição de minério para purificar metais. Pode ser considerada uma mistura de óxidos metálicos mas também podem conter sulfitos metálicos e átomos de metais na sua forma elementar. As escórias são geralmente usadas como uma maneira de remover impurezas na fundição de metal.
O que fazer com escória?
Aterro/Terraplanagem. Agregado para concreto. Cimento (grande utilização da Escória de Alto-Forno granulada devido a sua hidraulicidade) Aplicações especiais (lã mineral, lastro ferroviário, material para cobertura, isolamento, vidro, filtros, condicionamento de solo e produtos de concreto)
O que é escória de Alto-forno no cimento?
A escória de alto forno é um resíduo não metálico obtido a partir da produção de ferro gusa. O Brasil é um grande produtor de escória e grande parte da produção é consumida pela indústria cimenteira. Seu uso comoadição do cimento Portland tem sido objeto de estudo de diferentes pesquisadores em todo o mundo.
Qual a densidade da escória?
3.2 Densidade real
A escória do FEA apresentou uma densidade de 3,848 g/cm3, valor superior o da escória BOF 3,455 g/cm3.
O que significa escórias na Bíblia?
No hebraico, sug ou sig, ‘refugo’. Refere-se às impurezas que são separadas dos metais, como a prata, mediante o processo de refino. O termo também aplica-se ao próprio metal, antes de purificado.
O que é ser uma escória?
Escória é um termo pejorativo usado para se referir a camada socialmente desfavorecida da sociedade. Em suma, consiste nas pessoas consideradas desprezíveis, inferiores e irrelevantes dentro de um grupo social.
O que é e onde é utilizada a escória do alto forno?
A escória de alto forno, subproduto proveniente das siderúrgicas é formada no interior dos fornos a partir da fusão do minério de ferro e gotejamento de ferro gusa líquido. Estudos mos- tram como este resíduo pode ser empregado na constituição de cimentos compostos para o emprego em concretos e argamassas.
O que acontece no alto forno?
O alto-forno é um reator que funciona a contra corrente. A carga metálica, composta por sínter, minério granulado e pelota, em conjunto com o combustível (coque), são carregados, de forma controlada, pelo topo. O ar quente, enriquecido com oxigênio, é injetado na região inferior.
Qual a origem da escória de alto forno utilizada na produção do cimento?
A escória de alto forno é um produto gerado na fabricação do ferro gusa, sua formação ocorre pela combinação química das impurezas do minério de ferro com calcário e dolomita e as cinzas de carvão mineral, durante a produção do ferro gusa a EAF flutua no topo do ferro fundido, localizado na parte inferior do forno,
Qual a função do alto forno na indústria do cimento?
No processo de fabricação de cimento, por exemplo, a Escória Granulada de Alto- Forno é utilizada para substituir parte do clinquer Portland consumido, reduzindo, significativamente, a emissão de CO2 para a atmosfera durante o processo de produção do clinquer.
Qual a função do fundente no alto forno?
A função do fundente é a de separar o minério da ganga. O fundente é escolhido em função da ganga. As matérias-primas (minério+ganga, coque e fundente) são introduzidas pela parte superior do forno, normalmente através de uma tremonha rotativa.
O que é a escória de siderurgia?
A escória de siderurgia é um silicato de cálcio e fonte de silício, que tem ação corretiva da acidez do solo semelhante à do calcário. Apesar do seu grande potencial de uso como corretivo e fertilizante, existem poucas informações sobre seus efeitos nos atributos químicos do solo.
Qual é a composição química do gusa?
Química. A produção do ferro gusa é um processo químico que utiliza a redução de minérios de ferro para gerar o principal formador do aço. O ferro gusa é uma liga composta de ferro (cerca de 0,1%), carbono (de 3% a 6%), manganês (cerca de 0,5%), silício (de 1% a 4%) e enxofre (cerca de 0,1 %).
Qual a composição química típica do ferro gusa?
Geralmente nos processos industriais, o ferro gusa é considerado como uma liga de ferro e carbono, contendo de 0,8 à 2,11 de carbono e outros elementos ditos residuais como por exemplo: silício, manganês, fósforo e enxofre, dentre outros.