O Que É Filer No Cimento?

Filler ou filler calcário é o material obtido através da moagem fina de calcário, basalto, materiais carbonáticos, etc. O filler possui uma granulometria muito fina, o que faz desse material uma ótima associação para aumentar a trabalhabilidade, diminuir a capilaridade e a permeabilidade de argamassas e concretos.
O filler é uma matéria-prima que dispensa tratamento térmico (calcinação) – processo que, na fabricação de cimento, é responsável por mais de 80% do consumo energético e 90% das emissões de CO2.

Como é feita a fabricação do cimento?

O calcário, principal matéria-prima da fabricação do cimento, é extraído da jazida subterrânea ou a céu aberto. Após a extração, o calcário vai para a britagem, etapa que o reduz às dimensões adequadas ao processamento industrial.

You might be interested:  O Que É Telha Tegula?

Qual o tipo de cimento utilizado no concreto armado?

O CP II-F é utilizado para várias aplicações como no preparo de argamassas de assentamento, argamassas de revestimento, estruturas de concreto armado, solo-cimento, pisos e pavimentos de concreto, etc. Este tipo de cimento é um composto constituído de 90% à 94% de clinquer e gesso e de 6% a 10% de material carbonático ou filer.

Quais são as adições do cimento?

O cimento pode ter adições que variam conforme sua utilidade. As adições são feitas para aprimorar a propriedade específica do material, por diminuição do consumo energético ou para aproveitar resíduos poluidores e preservar jazidas.

Como é feito o cimento Portland?

O cimento Portland é um material pulverulento, ou seja, se apresenta em estado de pó fino, constituído de silicatos e aluminatos de cálcio, praticamente sem cal livre. Estes silicatos e aluminatos complexos, ao serem misturados com água, hidratam-se o produzem o endurecimento da massa, oferecendo elevada resistência mecânica.

Como funciona o filler?

O filler calcário é produto da trituração da rocha calcária que pode ser calcítica ou dolomítica. O filler é um pó extremamente fino, o qual é muito utilizado como material de enchimento em concretos e argamassas, elevando a compacidade através da melhor distribuição granulométrica das partículas (MARANGON, 2006).

O que é o efeito filler?

Já o efeito filler ocorre devido à diminuição da porosidade total do sistema promovida pelo preenchimento dos vazios de empacotamento, de poros capilares e de gel. Usualmente, as SA têm sido comercializadas na forma densificada devido às facilidades de manuseio, transporte e armazenamento.

Qual a densidade do filler?

O Mg fornecido apresentou uma finura de Blaine de 1450 m2/kg, tamanho médio de partícula de 4 µm e densidade de 2,4.

You might be interested:  Perguntar: Qual A Inclinação Da Telha Termo Acustica?

Quais são as vantagens do uso do cimento Portland com adição de filler calcário?

O filler calcario provocou alterações reológicas e mecânicas nas argamassas, sendo que teores de substituição de 10% e 20% de cimento por filler provocaram melhoras na permeabilidade e absorção com pequenas variações nas características de resistência mecânica.

O que é filler no asfalto?

Papel do Fíler em Misturas Asfálticas

O fíler é utilizado como material de enchimento dos vazios entre agregados graúdos e miúdos, contribuindo para fechamento da mistura, modificando a trabalha- bilidade, a resistência à água e a resistência ao enve- lhecimento.

O que é um filler de anime?

Tecnicamente um filler é um episódio de anime cuja história não aparece no respectivo mangá, tramas nas quais vemos os animadores criando um desenvolvimento inédito e coerente com a história original, às vezes envolvendo a criação de personagens novos.

O que é um filler na construção civil?

O filler é um pó extremamente fino, o qual é muito utilizado como material de enchimento em concretos e argamassas, elevando a compacidade através da melhor distribuição granulométrica das partículas (MARANGON, 2006).

O que é clínquer na construção civil?

O clinquer pode ser definido como cimento numa fase básica de fabrico, a partir do qual se fabrica o cimento Portland, habitualmente com a adição de sulfato de cálcio, calcário e/ou escória siderúrgica.

Qual o objetivo de adicionar filler no cimento Portland?

O uso de materiais carbonáticos inertes tais como o fíler calcário em concretos pode prover ganhos de resistência e impermeabilidade devido o efeito físico de empacotamento entre as partículas, e quando utilizado em substituição ao cimento Portland também provê ganhos de sustentabilidade.

Quantos kg tem 1 m3 de argamassa?

DENSIDADE DOS MATERIAIS

You might be interested:  Os leitores perguntam: Qual A Porcentagem De Caida Da Telha Portuguesa?
MATERIAL kg/m3
ARGAMASSA CIMENTO/AREIA 2100
ARGAMASSA DE GESSO/ESTUQUE 1400
ARGAMASSA DE CAL E AREIA 1700
CONCRETO SIMPLES 2400

Qual a densidade da brita 1?

Por exemplo, a densidade brita 1 é de 1450 kg/m3, maior que a 2 (1420 kg/m3), que por sua vez é maior que a da 3 e assim por diante.

Qual é a densidade do granito?

O granito é quase sempre compacto (sem estruturas internas), duro e resistente, sendo por essas qualidades usado como pedra para a construção civil. A densidade média do granito situa-se entre 2,65 g/cm3 e 2,75 g/cm3 A sua temperatura de fusão é de 1215 – 1260 °C.

São vantagens no uso do cimento Portland?

Estabilidade; durabilidade; impermeabilidade; baixo calor de hidratação; maior resistência ao ataque por sulfatos; e maior resistência à tração e à flexão. Próprio para o preparo de argamassa, concretos (simples, armado e protendido), elementos pré-moldados e artefatos de cimento.

Quais vantagens são obtidas com as adições no cimento Portland de escória de Alto-forno pozolana é Fíler?

As adições ao cimento melhoram certas características do concreto e preservam o ambiente ao aproveitar resíduos, diminuir as emissões de gases e também diminuir a extração de matéria-prima.

Quais são as principais vantagens que se pode obter com os Cimentos Portland de alto-forno e o pozolânico do ponto de vista técnico e ambiental?

As principais vantagens na utilização dos Cimentos Portland de alto-forno (CP III) e pozolânico (CP IV) estão ligadas à maior estabilidade, durabilidade e impermeabilidade que conferem ao concreto; ao menor calor de hidratação; à maior resistência ao ataque por sulfatos; à maior resistência à compressão em idades mais

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector