O Que É Filler Cimento?

Filler ou filler calcário é o material obtido através da moagem fina de calcário, basalto, materiais carbonáticos, etc. O filler possui uma granulometria muito fina, o que faz desse material uma ótima associação para aumentar a trabalhabilidade, diminuir a capilaridade e a permeabilidade de argamassas e concretos.

Como é feito o processo de fabrico de cimento?

O processo de fabrico de cimento é feito através da extração dos materiais provenientes da pedreira. Em seguida, a pedra passa por um britador que a parte, de modo a ficar mais pequena e fácil de ser transportada. Após estas etapas é necessário moer a pedra para que fique em pó e, se for necessário, corrigir quimicamente o material.

Quando foi descoberto o cimento?

No entanto, apenas no século XVIII é que foi descoberto (Eng. Smeaton) um cimento feito à base de calcário que, com uma determinada proporção de argila, se mantinha consistente, até mesmo debaixo de água.

You might be interested:  Tijolo Que Aspira A Poluição Do Ar?

Qual a importância do cimento para o ser humano?

O cimento tem acompanhado o ser humano desde tempos imemoriais. A descoberta de um pó mineral, que tinha a capacidade de formar, associado a água, uma massa capaz de solidificar de forma progressiva e assim se ligar a outros materiais, permitiu melhorar a qualidade de vida da população, garantindo-lhe segurança e conforto.

O que é filler no asfalto?

Papel do Fíler em Misturas Asfálticas

O fíler é utilizado como material de enchimento dos vazios entre agregados graúdos e miúdos, contribuindo para fechamento da mistura, modificando a trabalha- bilidade, a resistência à água e a resistência ao enve- lhecimento.

Onde é utilizado o filler ou pó de pedra?

De acordo com o site da Pedreira Lageado, o material vendido por eles é utilizado, principalmente, na fabricação de blocos de cimento, fábricas de pré-moldados, usinas de asfalto e usinas de concreto.

Qual a densidade do filler?

O Mg fornecido apresentou uma finura de Blaine de 1450 m2/kg, tamanho médio de partícula de 4 µm e densidade de 2,4.

Quais são as vantagens do uso do cimento Portland com adição de filler calcário?

O filler calcario provocou alterações reológicas e mecânicas nas argamassas, sendo que teores de substituição de 10% e 20% de cimento por filler provocaram melhoras na permeabilidade e absorção com pequenas variações nas características de resistência mecânica.

Como funciona o filler?

O filler calcário é produto da trituração da rocha calcária que pode ser calcítica ou dolomítica. O filler é um pó extremamente fino, o qual é muito utilizado como material de enchimento em concretos e argamassas, elevando a compacidade através da melhor distribuição granulométrica das partículas (MARANGON, 2006).

O que é um filler na construção civil?

O filler é um pó extremamente fino, o qual é muito utilizado como material de enchimento em concretos e argamassas, elevando a compacidade através da melhor distribuição granulométrica das partículas (MARANGON, 2006).

You might be interested:  Quanto Custa Construir Uma Casa Em Sorocaba?

O que é filler de brita?

Filler é um material nobre obtido através da moagem fina da britagem. O filler possui uma granulometria muito fina, o que faz desse material uma ótima associação para aumentar a trabalhabilidade, diminuir a capilaridade e a permeabilidade de argamassas e concretos.

Quais são as três propriedades dos aglomerantes?

– finura do gesso; – quantidade de água de amassamento (água utilizada na mistura); – presença de impurezas.

Quantos kg tem 1 m3 de argamassa?

DENSIDADE DOS MATERIAIS

MATERIAL kg/m3
ARGAMASSA CIMENTO/AREIA 2100
ARGAMASSA DE GESSO/ESTUQUE 1400
ARGAMASSA DE CAL E AREIA 1700
CONCRETO SIMPLES 2400

Qual a densidade da brita 1?

Por exemplo, a densidade brita 1 é de 1450 kg/m3, maior que a 2 (1420 kg/m3), que por sua vez é maior que a da 3 e assim por diante.

Qual é a densidade do granito?

O granito é quase sempre compacto (sem estruturas internas), duro e resistente, sendo por essas qualidades usado como pedra para a construção civil. A densidade média do granito situa-se entre 2,65 g/cm3 e 2,75 g/cm3 A sua temperatura de fusão é de 1215 – 1260 °C.

Qual o objetivo de adicionar Filler no cimento Portland?

O uso de materiais carbonáticos inertes tais como o fíler calcário em concretos pode prover ganhos de resistência e impermeabilidade devido o efeito físico de empacotamento entre as partículas, e quando utilizado em substituição ao cimento Portland também provê ganhos de sustentabilidade.

São vantagens no uso do cimento Portland?

Estabilidade; durabilidade; impermeabilidade; baixo calor de hidratação; maior resistência ao ataque por sulfatos; e maior resistência à tração e à flexão. Próprio para o preparo de argamassa, concretos (simples, armado e protendido), elementos pré-moldados e artefatos de cimento.

Quais vantagens são obtidas com as adições no cimento Portland de escória de Alto-forno pozolana é Fíler?

As adições ao cimento melhoram certas características do concreto e preservam o ambiente ao aproveitar resíduos, diminuir as emissões de gases e também diminuir a extração de matéria-prima.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector