O Que Significa Classe De Resistência Do Cimento?

A classe dos cimentos define a sua resistência mecânica aos 28 dias e, tal como os tipos de cimento, também é expressa de forma abreviada, ou seja, em código. A resistência mecânica dos cimentos é determinada pela resistência à compressão apresentada por corpos-de-prova produzidos com Argamassa Normal 1.

Qual é a resistência do cimento?

Resistência de 25, 32 e 40 MPa. O CP II-E é um tipo de cimento usado quando há necessidade de que as estruturas tenham um desprendimento de calor moderadamente lento ou que possam ser atacados por sulfatos. O CP II-E é constituído de 94% à 66% de clinquer e gesso e de 6% à 34% de escória granulada de alto forno.

Qual é a classe de resistência do concreto?

Além do FCK, que é a classe de resistência do concreto, deve-se também informar a classe de consistência ou o abatimento do concreto. Essa propriedade esta diretamente ligada a trabalhabilidade do concreto. Fique tranquilo, as classes de consistência serão em breve tema de um novo artigo. Como é definido o FCK (resistência) do concreto?

You might be interested:  Porque O Banheiro É Chamado De Wc?

Quais são as classes de resistência do cimento Portland?

O CP-II é apresentado em três opções: CP-II E – cimento portland com adição de escória de alto-forno; CP-II Z – cimento portland com adição de material pozolânico; e CP-II F – cimento portland com adição de material carbonático – fíler. Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa. 3. CP II-E (Cimento Portland composto com escória)

Qual a resistência do cimento para obras subterrâneas?

Com resistência de 25, 32 e 40 MPa, é um cimento indicado para obras subterrâneasou outras que fiquem em constante contato com a água. Pode ter entre 6% a 14% de pozolana, além de até 10% de fíler.

O que é a classe do tipo de cimento?

O CP-II é apresentado em três opções: CP-II E – cimento portland com adição de escória de alto-forno; CP-II Z – cimento portland com adição de material pozolânico; e CP-II F – cimento portland com adição de material carbonático – fíler. Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa.

O que é concreto fck 30 MPa?

O Fck do concreto é a sua resistência característica à compressão, e a unidade de medida usada para definir os seus valores é o Mega Pascal, abreviado para MPa.

O que é concreto fck 20 MPa?

Concreto FCK 20

Para concretos que serão utilizados em meio agressivo fraco, normalmente em meio rural. No meio urbano é muito utilizado para concretar um tipo de fundação, a hélice contínua. Também sendo utilizado para concretagens simples, sem fins estruturais.

O que significa CP II F 40?

Cimento de alta performance e qualidade superior.

O que significa cada item da sigla do cimento CPII Z 32?

CP I – Cimento Portland comum. CP I-S – Cimento Portland comum com adição. CP II-E– Cimento Portland composto com escória granulada de alto forno. CP II-Z – Cimento Portland composto com pozolana.

Qual a diferença do cimento CP II-e CP IV?

CP IV – O cimento pozolânico também possui muito mais pozolana do que seu irmão CP II-Z, sendo mais impermeável e durável, e muito utilizado em obras com ação de água corrente e ambientes agressivos. À longo prazo, o concreto com CP IV apresenta resistência maior do que o concreto feito com cimento comum.

You might be interested:  Lei Que Proibe Botijão De Gás Em Apartamento Pernambuco?

Qual é a diferença do cimento CP 2 e 3?

Mas afinal qual diferença entre os cimentos CP2 e CP3? Os cimentos CP II são ditos compostos pois apresentam, além da sua composição básica (clínquer+gesso), a adição de outro material. O CP II-E, contém adição de escória granulada de alto-forno, o que lhe confere a propriedade de baixo calor de hidratação.

Quais são os tipos de cimento?

O mercado nacional dispõe de 8 opções, que atendem aos mais variados tipos de obras. O cimento Portland comum (CP I) é referência, por suas características e propriedades, aos demais tipos básicos de cimento Portland.

O que significa a CP II F 32?

Os tipos de cimentos são classificados segundo uma simples nomenclatura, ex: CP II-F-32, a sigla CP é de Cimento Portland tipo II com adição de Fíler com classe de resistência à compressão de 32 MPa.

O que indica o número 40 em um Cimento Portland CP III 40?

Baixo calor de hidratação: assim como no caso anterior, qualquer um dos cinco cimentos Portland pode ter um acréscimo em sua nomenclatura da sigla BC, que significa baixo calor de hidratação, desde que o cimento cumpra com as condições estabelecidas na NBR 13116:94. Exemplos: CP I-40 BC, CP II-F-25 CB, CP III-40 BC.

O que é o FCK do concreto?

Você sabe o que é FCK do concreto? Trata-se de um teste bastante importante que faz parte do processo de fabricação de artefatos de concreto. A sigla FCK se refere ao termo Feature Compression Know, que traduzido para o português significa “Resistência Característica do Concreto à Compressão”.

Qual o FCK do concreto para piso?

Para a execução de piso de concreto, a escolha do material recomendado de acordo com a sua utilização que será destinada ao pavimento, pode variar entre concreto usinado do tipo FCK 25, 30, 35 ou 40, variações estas que correspondem à unidade de medida MPa (Mega Pascal), utilizadas para aferição da resistência do

You might be interested:  Porque O Cimento Queimado Trinca?

Qual a diferença do concreto fck 20 FCK 25?

Na maioria dos casos, a unidade utilizada para o Fck é o MPa (megapascal). De forma simplificada, dizer que o concreto possui Fck de 25 MPa é o mesmo que dizer que o concreto possui resistência à compressão próxima de 250 kfg/cm². Com o passar dos anos foi possível desenvolver concretos com resistências altíssimas.

Como se calcula o MPa do concreto?

Atingida a carga máxima, é necessário dividi-la pela área do topo de prova em cm². Com isso, teremos um valor em kgf/cm², que deve então ser dividido mais uma vez por 10 para se atingir o Kck do concreto em MPa.

Qual FCK ideal para laje?

Por exemplo, para fundações o concreto deve ter resistência (Fck) de aproximada 25 MPa. Já na laje, o concreto deve ter Fck acima de 30 MPa.

Para que serve o cimento CP II F?

Ideal para utilização em estruturas de concreto armado, pavimentos de concreto, argamassa de chapisco, assentamento de blocos, revestimento, pisos e contrapisos, grautes, concreto protendido, pré-moldados e artefatos de concreto.

O que significa CP IV 40 RS?

CP IV (Cimento Portland pozolânico)

Com índices entre 15% e 30% de pozolana, é um cimento com altíssima resistência à compressão, sendo indicado para obras que sejam submetidos a grandes variações de temperatura. Possui versões com grande resistência e durabilidade, com modelos em 25 e 32 MPa.

Qual a diferença entre os CP dos cimentos?

CP I-S (Cimento Portland Comum com Adição)

Muito semelhante ao Cimento Portland Comum, a sua diferenciação, está no acréscimo de material pozolânico em sua mistura. Esse acréscimo, representa até 5% da composição, para possibilitar maior capacidade de impermeabilização. Quanto a sua resistência, é também de: 25 MPa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector