Qual A Função Do Filer No Cimento?

FÍLER CALCÁRIO adição de calcário finamente moído é efetuada para diminuir porcentagem de vazios, melhorar a trabalhabilidade, o acabamento e pode até elevar a resistência inicial do cimento.

Qual é o cimento mais utilizado?

O cimento mais utilizado e que mais conhecemos é o Cimento Portland ( ahaaaa, daí a sigla CP em todos os sacos de cimento? Elementar, caro leitor! ), e foi descoberto apenas em 1824 por um caboclo chamado Joseph Aspdin, que resolveu queimar umas pedras calcárias com argila (às vezes eu fico tentando imaginar como que as pessoas tem essas idéias)…

Qual o tipo de cimento utilizado no concreto armado?

O CP II-F é utilizado para várias aplicações como no preparo de argamassas de assentamento, argamassas de revestimento, estruturas de concreto armado, solo-cimento, pisos e pavimentos de concreto, etc. Este tipo de cimento é um composto constituído de 90% à 94% de clinquer e gesso e de 6% a 10% de material carbonático ou filer.

You might be interested:  Lei Que Fala Que O Aluno Pode Ir Ao Banheiro?

Qual a norma de especificação do cimento?

A partir de 2018, todos os tipos de cimento foram reunidos em uma única norma de especificação, a ABNT NBR 16697.

Qual a função das adições no cimento?

Adições: As adições tem como função principal reduzir o consumo de clínquer, conservando as propriedades do cimento, e consequentemente reduzir o consumo de energia em sua fabricação. Portanto, partimos do entendimento de que todos os cimentos com adições podem ser utilizados em situações comuns.

O que o Filer faz no cimento?

Filler ou filler calcário é o material obtido através da moagem fina de calcário, basalto, materiais carbonáticos, etc. O filler possui uma granulometria muito fina, o que faz desse material uma ótima associação para aumentar a trabalhabilidade, diminuir a capilaridade e a permeabilidade de argamassas e concretos.

O que significa cp2 e 32?

O CP II-E-32, da Cimento Tupi, é um cimento portland composto com adição de escória (34%), conforme a norma NBR/ABNT 11578. Ele possui características de resistência a sulfatos, boa trabalhabilidade e boa resistência inicial (acima de 10 MPa).

O que significa o 3-2 no cimento?

Com resistência de 32 MPa, é um cimento indicado para obras subterrâneas ou outras que fiquem em constante contato com a água. Pode ter entre 6% a 14% de pozolana, além de até 10% de fíler.

O que significa F no cimento?

O cimento Portland composto possui, no mínimo, uma adição acima de 5% da constituição do aglomerante. Por isso é que ele recebe em sua nomenclatura as siglas que representam o material incorporado: E (escória granulada de alto forno), F (filer) ou Z (pozolana). Exemplos: CP II-E, CP II-F ou CP II-Z.

O que é o efeito filler?

Já o efeito filler ocorre devido à diminuição da porosidade total do sistema promovida pelo preenchimento dos vazios de empacotamento, de poros capilares e de gel. Usualmente, as SA têm sido comercializadas na forma densificada devido às facilidades de manuseio, transporte e armazenamento.

You might be interested:  Tijolo Que Nao Precisa De Reboco?

O que é um material Carbonatico?

O material carbonático é conhecido no jargão da indústria como fíler calcário. Os tipos podem diferir também em função de propriedades intrínsecas, como alta resistência inicial, a cor branca etc.

O que é cimento CP IV 32?

O Cimento CP IV-32 tem baixo calor de hidratação, sendo recomendável na concretagem de grandes volumes e sob temperaturas elevadas. O alto teor de pozolana em sua composição proporciona estabilidade no uso com agregados reativos e em ambientes de ataque ácido, em especial de ataque por sulfatos.

O que significa CP II F 40?

Cimento de alta performance e qualidade superior.

O que significa CPII e?

CP II-E – Cimento Portland composto com escória granulada de alto forno. O CP II-E é um tipo de cimento usado quando há necessidade de que as estruturas tenham um desprendimento de calor moderadamente lento ou que possam ser atacados por sulfatos.

Qual a diferença entre o cimento CP2 E o CP3?

Mas afinal qual diferença entre os cimentos CP2 e CP3? Os cimentos CP II são ditos compostos pois apresentam, além da sua composição básica (clínquer+gesso), a adição de outro material. O CP II-E, contém adição de escória granulada de alto-forno, o que lhe confere a propriedade de baixo calor de hidratação.

Qual a diferença do cimento CP II e CP IV?

CP IV – O cimento pozolânico também possui muito mais pozolana do que seu irmão CP II-Z, sendo mais impermeável e durável, e muito utilizado em obras com ação de água corrente e ambientes agressivos. À longo prazo, o concreto com CP IV apresenta resistência maior do que o concreto feito com cimento comum.

O que significa CP3 40 rs?

CP III-32 RS e CP III-40 RS

You might be interested:  Quanto Gastei Na Reforma Do Apartamento?

E é essa mesma escória que é a responsável pela coloração mais clara do CP III, quando comparado a outras classes de cimento, ou seja, a cor do cimento é determinada pelas matérias-primas componentes do produto, não tendo relação alguma com a sua resistência.

Qual o nome técnico dado ao cimento CPII F 32?

Cimento Portland composto com fíler.

O que é o cimento CP V ARI?

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alta reatividade em baixas idades em função do grau de moagem a que é submetido, proporcionando maior rendimento ao concreto. É largamente utilizado em produção industrial de artefatos, concreto protendido pré e pós-tensionado, pisos industriais e argamassa armada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector