Qual A Importancia Da Massa Especifica Do Cimento?

A massa específica é a relação entre a massa do agregado seco e seu volume, sem considerar os poros permeáveis à água. O cimento é um agregado miúdo que em seu estado natural possui indicie de vazios, esse vazio nos faz definir sua massa especifica aparente.

Quais são os tipos de cimentos mais indicados para a resistência mecânica?

“O tipo de cimento tem influência relativa no traço quando falamos em resistência mecânica. Existem, porém, alguns cimentos mais indicados para determinadas situações”, observa o consultor. Por exemplo, em uma obra de estação de esgoto ou de rede pluvial, onde estão presentes águas sulfatadas, devem ser empregados cimentos resistentes a sulfatos.

O que é o processo de imersão de cimento?

Este processo nos permite determinar a massa especifica absoluta ou densidade absoluta do cimento numa relação entre a massa, de quantidade determinada, e a variação de volume do liquido obtida no processo de imersão.

You might be interested:  Sonhar Que Invade Um Apartamento?

Qual o montante de cimento a ser adicionado na mistura?

“Conhecer exatamente o montante de cimento a ser adicionado na mistura é importante porque a resistência dependerá da relação água/cimento, ou seja, quanto menos água e mais cimento, mais resistente será o concreto”, explica o engenheiro Luiz de Brito Prado Vieira, consultor técnico de P&D e Qualidade da Votorantim Cimentos.

O que fazer quando o cimento não está disponível no mercado?

Quando o cimento requerido não estiver disponível no mercado, é possível adotar outras providências. Isso demanda conhecimento mais aprofundado, inclusive sobre as demais soluções tecnológicas para substituí-lo.

Qual a importância de se determinar a massa específica dos materiais?

A importância de se conhecer a massa unitária aparente vem da necessidade, na dosagem de concretos, de transformar um traço em massa para volume e vice- versa, ou também, para cálculos de consumo de materiais a serem empregados no concreto.

Para que serve a massa específica?

Massa específica (μ) é uma propriedade física que resulta da divisão da massa compacta de uma substância pelo volume que ela ocupa. Trata-se da mesma fórmula usada para calcular a densidade. Acontece que quando um corpo tem aberturas no seu interior (é oco), a massa específica considera apenas o volume preenchido.

Qual a finalidade da determinação da massa específica do cimento Portland?

O ensaio de determinação da massa específica ou densidade absoluta consiste em especificar o volume ocupado pela massa do cimento (sem considerar os vazios entre os grãos), visando conhecer a proporção do cimento nas massas de concreto, facilitando o cálculo da quantidade de cimento na produção da massa, ensaio esse

Qual a importância da realização dos ensaios da massa específica?

A determinação da massa especifica é nesse interim de grande importância para determinar e classificar os agregados, tornando possível e assim obter dados qualitativos dos agregados, para que estes venham a ser utilizados na obra na fabricação de um concreto de qualidade.

You might be interested:  Resposta Rápida: Quanto Custa Um Milheiro De Telha Romana?

Como passar de peso específico para massa específica?

O peso específico é definido como o peso por unidade de volume. No SI a unidade é: N/m3. É calculado multiplicando-se a massa específica do material kg/m3 pela aceleração percentual da gravidade m/s².

O que é massa específica de uma substância?

Massa específica é uma grandeza física escalar que corresponde à razão entre a massa e o volume de uma substância.

Qual a diferença entre massa específica e gravidade específica?

A gravidade específica é a massa de um determinado volume de uma substância quando comparada com a massa de um volume igual de água a 4 ° C.

Para que serve a determinação da finura do cimento?

A importância do ensaio de finura do cimento, se dá pela verificação da existência de eventuais impurezas, ou “grumos” de grão de cimento agrupado, devido ao envelhecimento, ou hidratação pelo contato com a umidade do ar.

Qual o objetivo do ensaio de finura do cimento portland?

Objetivo do ensaio O objetivo do ensaio é a determinação da finura do cimento Portland utilizando a peneira de 75m (nº200), pelo procedimento manual, para a verificação da fração retida em porcentagem, em massa, de cimento cujas dimensões dos grãos são superiores a 75m.

Qual o motivo de determinar a pasta de consistência normal?

Esta viscosidade da pasta, mais conhecida como Consistência Normal e seu valor padrão, é função de diversos parâmetros, como a quantidade de água, finura do material, composição mineralógica, tipos e teores de adições, etc.

Qual o peso de 1 m3 de concreto?

Concreto Leve – 1.200 kg/m3 a 1.800 kg/m3. Concreto Não Estrutural – Concreto Celular – 400 kg/m3 a 1.000 kg/m3.

Qual a densidade do cimento CP II?

A massa específica média do CP II-Z-32 ITAMBÉ é 2,96 g/cm3 (NBR NM 23).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector