Qual A Importância De Se Determinar O Múdulo De Finura De Um Cimento?

pega, e medida pelo valor de resistncia do cisalhamento. A anlise do mdulo de finura do cimento tem como objetivo a determinao da finura das partculas (gros) do cimento, conforme a norma NBR 11579.

Qual a importância de se determinar a finura do cimento?

A importância do ensaio de finura do cimento, se dá pela verificação da existência de eventuais impurezas ou “grumos” de grão de cimento agrupado, devido ao envelhecimento, ou hidratação pelo contato com a umidade do ar. NBR 11579:2012 – Cimento Portland – Determinação da finura por meio de peneira 75µm (nº200).

Qual o objetivo do ensaio de finura do cimento Portland?

Objetivo do ensaio O objetivo do ensaio é a determinação da finura do cimento Portland utilizando a peneira de 75m (nº200), pelo procedimento manual, para a verificação da fração retida em porcentagem, em massa, de cimento cujas dimensões dos grãos são superiores a 75m.

You might be interested:  Quanto Custa 2 Milheiros De Tijolo?

O que é o módulo de finura?

Módulo de finura: soma das percentagens retidas acumuladas em massa de agregado, em todas as peneiras da série normal, dividida por 100. O módulo de finura é uma grandeza adimensional e deverá ser apresentado com aproximação de 0,01.

Qual a importância de se conhecer a dimensão máxima característica do agregado?

A dimensão máxima caraterística (DMC) de um agregado, corresponde à abertura nominal, em milímetros, da malha da peneira da série normal ou intermediária, na qual o agregado apresenta uma porcentagem retida acumulada igual ou imediatamente inferior a 5% em massa ou outro valor a que se venha adotar.

Qual a importância da determinação da massa específica do cimento portland?

O ensaio de determinação da massa específica ou densidade absoluta consiste em especificar o volume ocupado pela massa do cimento (sem considerar os vazios entre os grãos), visando conhecer a proporção do cimento nas massas de concreto, facilitando o cálculo da quantidade de cimento na produção da massa, ensaio esse

Por que precisamos realizar o ensaio de consistência normal do cimento?

A pasta de cimento com índice de consistência normal, que nada mais é do que a mistura padronizada do cimento e água que apresenta propriedade reológica constante, é utilizada para a verificação de duas importantes características do cimento portland: tempo de pega e instabilidade de volume devido à cal livre.

Como é feito o ensaio de finura do cimento?

A peneira deve estar seca, limpa e encaixada no fundo. Colocar (50 ± 0,05) g (M) de cimento sobre a tela da peneira. O operador deve segurar o conjunto com as duas mãos e imprimir-lhe um movimento suave de vai-e-vem horizontal com os pulsos, de maneira que o cimento se espalhe sobre a superfície da tela.

You might be interested:  O Que É Escória No Cimento?

O que é material pozolânico e qual quais sua s importância S ao ser adicionado ao cimento portland?

As principais vantagens na utilização dos Cimentos Portland de alto-forno (CP III) e pozolânico (CP IV) estão ligadas à maior estabilidade, durabilidade e impermeabilidade que conferem ao concreto; ao menor calor de hidratação; à maior resistência ao ataque por sulfatos; à maior resistência à compressão em idades mais

Qual o objetivo do aparelho de Vicat?

O equipamento MC 10 – Aparelho Vicat, permite a realização dos seguintes ensaios: Determinação da consistência normal da pasta de cimento; Determinação do tempo de início de pega da pasta de cimento; Determinação do tempo de fim de pega da pasta cimento.

Qual a definição de finura do cimento portland como pode ser determinada?

A finura do cimento é determinada como superfície específica, observando-se o tempo requerido para uma determinada quantidade de ar fluir através de uma camada de cimento compactada, de dimensões e porosidade especificadas.

Qual a finura mínima admitida para o cimento portland?

De modo que estes resultados são considerados como aceitáveis, devido ao fato de que os valores obtidos nos cimentos Portland compostos CPCA deste estudo superam o mínimo estabelecido na norma COVENIN 3134:2004, porém não excedem os valores de finura considerados inadequados (>4000cm²/g).

Quais são os principais ensaios tecnológicos para controle de qualidade do cimento portland?

Os ensaios de controle da qualidade do cimento portland acham-se padronizados na Norma NBR-7215 de dezembro de 1996, onde as resistências médias a compressão de seis corpos de prova de argamassa normal de cimento e areia, na proporção de 1:3 em peso, devem atender aos valores especificados na Tabela 2.

You might be interested:  Em Um Condominio É Permitido Que Cada Apartamento Tenha Um Animal De Estimação?

Como se calcula o módulo de finura?

O módulo de finura é calculado pela soma das percentagens cumulativas mantidas em peneiras padrão (listados abaixo) e dividindo a soma por 100.

Quanto maior o módulo de finura?

“quanto maior o módulo de finura, mais graúdo é o agregado”.

O módulo de finura é muito importante para saber das dimensões dos grãos (superfície especifica).

Como calcular o índice de finura?

RESULTADOS E DISCUSSÕES O cálculo do índice de finura se dá através da fórmula: F = (RC / M) x 100, onde: F – índice de finura do cimento (%); R – resíduo do cimento na peneira nº200 (g); M – massa inicial de cimento (g); C – fator de correção (utilizamos nesse ensaio 1).

Qual a importância de se conhecer a massa unitária de um agregado?

– Massa Unitária: relação entre a massa do agregado e o volume aparente ocupado pelo agregado. Explique porque é importante conhecer-se a composição granulométrica dos agregados utilizados na produção dos concretos e argamassas. Porque eles influenciam na compacidade e na resistência dos mesmos.

Porque é importante o conhecimento da natureza dos agregados?

É muito importante usar agregados nas argamassas e concretos porque a mistura dos materiais gera produtos artificiais mais resistentes. Eles são sólidos indispensáveis para a construção civil que precisam ser aplicados de acordo com a granulometria ideal.

Qual a importância de se ter conhecimento da composição granulométrica dos agregados?

Propriedades tais como a granulometria do agregado miúdo são importantes de serem determinadas visto que a partir dela pode-se verificar se existe grãos de todas as variações de diâmetros, sendo isto o ideal para uma produção de um concreto com menor número de vazios.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector