Ferros das colunas (que devem ficar 80 cm além da sapata) de 5/16, com estribos de 3/16; não esquecer de pelo menos dois estribos que ficarão dentro do concreto; Ferros do radier, no mínimo de 3/8, para uma sapata de 40×40 cm, sendo mais grossos se a sapata for mais profunda.
Contents
- 1 Qual o valor de cobrimento de sapatas?
- 2 O que você precisa saber sobre o dimensionamento de sapatas?
- 3 Quais são as sapatas mais comuns a serem utilizadas em uma obra?
- 4 Quais são os tipos de cimentos que podem ser acrescentados ao cimento?
- 5 Qual melhor cimento para sapata?
- 6 Qual a diferença entre cimento CP II e CP III?
- 7 Qual a diferença do cimento CP II e CP IV?
- 8 Qual o concreto ideal para fundação?
- 9 Qual o melhor tipo de cimento para estrutura?
- 10 O que é o cimento CP IV?
- 11 O que significa a CP II F 32?
- 12 O que significa o 3-2 no cimento?
- 13 O que significa a sigla CP no cimento?
- 14 Qual a diferença entre os CP dos cimentos?
- 15 O que é cimento CP IV-32?
- 16 Quais vantagens do cimento tipo CPII?
- 17 Qual a diferença do concreto 20 e 25?
- 18 Qual a medida para fazer concreto para alicerce?
- 19 Qual é a medida do concreto para Baldrame?
- 20 Qual o traço de concreto para sapatas?
- 21 Qual o melhor tipo de cimento para estrutura?
- 22 Qual o melhor cimento para alicerce?
- 23 Para que serve o cimento cp5?
Qual o valor de cobrimento de sapatas?
O valor de cobrimento é dado no projeto estrutural, mas normalmente é de 3 cm, salvo em condições muito particulares Aqui é a porcentagem de erro que é aceitável. Claro que o objetivo durante o dimensionamento de sapatas é não haver erro nenhum, porém em obra isto é praticamente impossível.
O que você precisa saber sobre o dimensionamento de sapatas?
Mas calma, o dimensionamento de sapatas não é algo que você precisa saber, nem mesmo se você estiver na área da construção civil. Este conhecimento costuma ser exclusivo para o engenheiro calculista, responsável por todos os cálculos que englobam a obra.
Quais são as sapatas mais comuns a serem utilizadas em uma obra?
Certo, com isto nós passamos no dimensionamento de sapatas quadradas, que são as mais comuns a serem utilizadas em uma obra. Mas, caso você decida por algum motivo utilizar uma sapata retangular, vamos agora então focar no dimensionamento de sapatas retangulares.
Quais são os tipos de cimentos que podem ser acrescentados ao cimento?
As siglas RS e BC também podem ser acrescentadas a qualquer cimento que atenda aos requisitos. Os cimentos RS são resistentes a sulfatos, substâncias encontradas em redes de esgoto e indústria. Os cimentos BC têm desprendimento de calor mais lento, o que previne o surgimento de fissuras em grandes obras.
Qual melhor cimento para sapata?
Para as fundações, o indicado é o cimento portland de alto-forno (CP III). Menos poroso e mais durável, pode ficar exposto a esgoto e chuva ácida. No caso de uso em concreto com agregados reativos, peças de grandes volumes e obras em ambientes agressivos, o melhor é o cimento portland pozolânico (CP IV).
Qual a diferença entre cimento CP II e CP III?
Mas afinal qual diferença entre os cimentos CP2 e CP3? Os cimentos CP II são ditos compostos pois apresentam, além da sua composição básica (clínquer+gesso), a adição de outro material. O CP II-E, contém adição de escória granulada de alto-forno, o que lhe confere a propriedade de baixo calor de hidratação.
Qual a diferença do cimento CP II e CP IV?
CP IV – O cimento pozolânico também possui muito mais pozolana do que seu irmão CP II-Z, sendo mais impermeável e durável, e muito utilizado em obras com ação de água corrente e ambientes agressivos. À longo prazo, o concreto com CP IV apresenta resistência maior do que o concreto feito com cimento comum.
Qual o concreto ideal para fundação?
Não existe só um traço de concreto, mas sim vários, e todos dependem do que você está construindo e de onde vai ser a aplicação. Por exemplo, para fazer uma fundação, o traço de concreto é de 5 latas de 18L de areia, 6 latas da mesma medida e meia de pedra e 1 lata e meia de água para cada saco de cimento.
Qual o melhor tipo de cimento para estrutura?
Cimento CP II-F
Este tipo de cimento é um dos mais populares por ser recomendado para ser usado desde estruturas em concreto armado até argamassas de assentamento e revestimento.
O que é o cimento CP IV?
Cimento CP-IV (NBR 5.736) ou Cimento Portland Pozolânico: tem em sua composição de 15% a 50% de material pozolânico. Por isso, proporciona estabilidade no uso com agregados reativos e em ambientes de ataque ácido, em especial de ataque por sulfatos.
O que significa a CP II F 32?
Os tipos de cimentos são classificados segundo uma simples nomenclatura, ex: CP II-F-32, a sigla CP é de Cimento Portland tipo II com adição de Fíler com classe de resistência à compressão de 32 MPa.
O que significa o 3-2 no cimento?
O cimento Portland Composto com escória, CP II-E-32 pode ser aplicado em argamassas de assentamento, revestimento, contrapiso e chapisco, em concretos simples, armado, rolado ou projetado, em blocos de concreto e elementos pré-moldados de cimento, pavimentos e calçadas, além de solo-cimento (mistura de cimento e terra)
O que significa a sigla CP no cimento?
O cimento Portland comum (CP I) é referência, por suas características e propriedades, aos demais tipos básicos de cimento Portland.
Qual a diferença entre os CP dos cimentos?
CP I-S (Cimento Portland Comum com Adição)
Muito semelhante ao Cimento Portland Comum, a sua diferenciação, está no acréscimo de material pozolânico em sua mistura. Esse acréscimo, representa até 5% da composição, para possibilitar maior capacidade de impermeabilização. Quanto a sua resistência, é também de: 25 MPa.
O que é cimento CP IV-32?
O Cimento CP IV-32 tem baixo calor de hidratação, sendo recomendável na concretagem de grandes volumes e sob temperaturas elevadas. O alto teor de pozolana em sua composição proporciona estabilidade no uso com agregados reativos e em ambientes de ataque ácido, em especial de ataque por sulfatos.
Quais vantagens do cimento tipo CPII?
Tipo de Cimento | Adições | Vantagens |
---|---|---|
Cimento Portland Comum | Escória, pozolana ou fíler (até 5%) | Versatilidade. |
Cimento Portland Composto | Escória (6-34%) | Baixo calor de hidratação e alta resistência a sulfatos. |
Pozolana (6-14%) | Impermeabilidade e durabilidade. | |
Fíler (6-10%) | Versatilidade (pode ser aplicado em várias fases da obra). |
Qual a diferença do concreto 20 e 25?
Tem maior resistência que os outros traços, geralmente utilizado para concretar a base de casas que tenham mais de dois pavimentos, é usado com maior frequência em baldrames, sapatas e radier, também é usado em pisos como os de posto de gasolina, que tenham tráfego de veículos pesados, como caminhões e caminhonetes ou
Qual a medida para fazer concreto para alicerce?
Medida para fazer Concreto
Em geral, utiliza-se um traço composto por 1:2:3. 1 parte de cimento. 2 partes de areia. 3 partes de brita.
Qual é a medida do concreto para Baldrame?
Um traço de 1:2:3, por exemplo, indica que a proporção será de 1 parte de cimento por 2 partes de areia e 3 partes de brita, sempre obedecendo essa ordem. Já a quantidade correta de água varia porque depende da umidade da areia e da trabalhabilidade final do concreto.
Qual o traço de concreto para sapatas?
Um traço de 1:2:3, por exemplo, indica que a proporção será de 1 parte de cimento por 2 partes de areia e 3 partes de brita, sempre obedecendo essa ordem. Já a quantidade correta de água varia porque depende da umidade da areia e da trabalhabilidade final do concreto.
Qual o melhor tipo de cimento para estrutura?
Cimento CP II-F
Este tipo de cimento é um dos mais populares por ser recomendado para ser usado desde estruturas em concreto armado até argamassas de assentamento e revestimento.
Qual o melhor cimento para alicerce?
Quando o assunto são estruturas, a melhor opção é o cimento Obras Estruturais, da Votorantim Cimentos. Ele é ultrarresistente e, por isso, indicado para fazer fundações, pilares, vigas e lajes. E o melhor de tudo: é 20% mais resistente, quando comparado com o cimento Todas as Obras.
Para que serve o cimento cp5?
É largamente utilizado em produção industrial de artefatos, onde se exige deforma rápida, concreto protendido pré e pós-tensionado, pisos industriais e argamassa armada. Devido ao alto calor de hidratação, não é indicado para concreto massa.