Sobre O Cimento De Ionômero De Vidro Responda: Para Que Pode Ser Usado?

As principais características do cimento de ionômero de vidro são: Adesividade à estrutura dental (maior em esmalte) pela reação de quelação ao cálcio, liberação de íons flúor (maior no período de geleificação) contribuindo para o controle da cárie dentária e remineralização do esmalte, capacidade de se recarregar através de outras fontes de flúor, coeficiente de expansão térmico semelhante ao dente e biocompatibilidade.

Qual é o melhor isolante para restauração de cimento?

O ácido ortofosfórico, que tem um pH entre 2 e 4, comporta-se como um irritante pulpar, por isso é aconselhável usar um isolante como o verniz cavitário sobre as restaurações. Por outro lado, os sais de óxido de alumínio e óxido de zinco atuam como tampões, reduzindo o efeito produzido pelo ácido ortofosfórico e retardando a reação do cimento.

Quais são os componentes dos cimentos?

Como citado anteriormente, a maior parte dos cimentos é fornecida em dois componentes: pó e líquido. Em geral, a reação entre os componentes é uma reação ácido-base, após a qual adquirem a resistência necessária para a sua utilização como base, como protetores pulpares, como restauração permanente, temporária ou como agente de cimentação.

You might be interested:  Quanto Ta O Saco De Cimento Em Manaus?

Como é feito o processo de cimentação?

No processo de cimentação ocorre atrito entre o dente e a restauração. Para que seja adequado, são necessários certos requisitos, como a resistência à solubilidade e a espessura mínima da película, de modo que a dissolução por ação da saliva e a exposição ao meio bucal sejam mínimas.

O que é cimento híbrido e para que serve?

A ideia foi misturar dois tipos de cimentos conhecidos e utilizados na Odontologia, fazendo assim um cimento híbrido que vem evoluindo e pode ser usado em diferentes situações da clínica odontológica, tais como: – Uso em lesões cervicais não cariosas.

Para que pode ser usado cimento de ionômero de vidro?

Os cimentos de ionômero de vidro convencionais podem ser indicados para o selamento provisório de cavidades, devido as suas propriedades favoráveis de adesão à estrutura dentária, liberação de fluoretos, paralisação do processo de cárie e baixo custo.

Como usar o ionômero de vidro?

Técnica de Trabalho:

Coloca-se a quantidade de pó recomendado para cada caso sobre a placa de vidro ou bloco de papel. Divide-se o pó em duas metades. Goteje o líquido com o frasco na posição perpendicular. Aglutina-se a primeira metade do pó ao líquido e manipula-se 1 por 15 segundos.

Quais as indicações do CIV?

Indicações

  • Tratamento expectante;
  • Adequação de meio;
  • Cimentação definitivo;
  • Restauração de dentes decíduos;
  • O que é cimento de ionômero de vidro?

    O cimento de ionômero de vidro convencional sempre foi considerado um material biocompatível para aplicações em dentística, pois apresenta as seguintes propriedades: pequena reação exotérmica, rápida neutralização e liberação de íons benignos como sódio, alumínio, silício, fósforo e flúor em condições neutras e cálcio

    Quando usar cimento de Hidroxido de cálcio?

    São amplamente utilizados para: proteção pulpar, pulpotomias, cimentação protética, forramento cavitário, apicificação e em casos de reabsorção radicular. As formas de apresentação desses materiais pode ser produtos na forma de pó, ou na forma de pastas, autoativa- das ou fotoativadas.

    You might be interested:  Qual Linha Usar Para Jogo De Banheiro De Croche?

    O que é CIV na odontologia?

    Resumo: Os cimentos de ionômero de vidro (CIV) são um dos materiais mais estudados e utilizados na Odontologia moderna.

    Quanto tempo dura o ionômero de vidro?

    De 6 meses a 2 anos, dependendo do material.

    Como fazer restauração com CIV?

    Inserção de CIV pó/líquido na cavidade pelo sistema unidose (Centrix); apresentação do sistema unidose e escolha da ponta dosadora de acordo com o tipo de cavidade; montagem detalhada do sistema unidose e inserção do cimento na ponta dosadora; características da inserção do cimento na cavidade de classe V; adaptação

    Porque deve se aplicar o verniz sobre o CIV?

    Após o material ter tomado presa pelo tempo necessário, a matriz ainda pode ser removida e, portanto, a restauração deverá ser protegida imediatamente da contaminação ou desidratação, aplicando- se um verniz à prova d’água sobre a superfície.

    Para que serve o óxido de zinco e eugenol?

    O Cimento de Óxido de Zinco e Eugenol (OZE) tem sido comumente utilizado como material obturador de canais radiculares na dentição decídua, sendo o pioneiro em sua categoria, mesmo não cumprindo todos os requisitos ideais de um bom material obturador.

    Qual a composição do CIV?

    O CIV convencional pode apresentar-se na forma de pó, contendo sílica, alumina e fluoreto de cálcio, ou seja, apresentando um pó vítreo de alumínio-silicato-cálcio, contendo alto teor de fluoreto e o líquido, tendo incorporado ácido policarboxílico, ou na forma de copolímero dos ácidos acrílico, malêico, tricarbálico e

    O que significa ionômero?

    Ionômero é uma composto de macromoléculas em que é formado na ionização ou em grupos ionizáveis.

    Qual a composição do cimento ionômero de vidro?

    O cimento de Ionômero de Vidro Convencional apresenta uma contextura no pó, o qual está formado por pequenas partículas de alumínio – silicato de cálcio, preparado pela fusão de misturas de sílica, alumínio criolite, fluoretos, fluoretos de alumínio e fosfato de alumínio a uma temperatura de 1050 ºC e 1350 ºC, com

    You might be interested:  Quanto Custa Uma Telha Sanduíche?

    Quais as vantagens das restaurações de ionômero de vidro?

    Quais são as vantagens do uso dos cimentos de Ionômero de Vidro?

  • Liberação de flúor (ação anticariogênica);
  • Boa adesão a estrutura dental;
  • Coeficiente de expansão térmica do ionômero vidro é baixo e próximo aos valores da estrutura dentária.
  • Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    Adblock
    detector