FAQ: O Que São Fissuras Na Construção Civil?

O que é fissura na construção civil?

As fissuras são aberturas com espessuras inferiores a 0,5 mm e que causam perda parcial da uniformidade de superfícies sólidas. Essas frestas podem surgir tanto nas paredes quanto nos tetos, sendo que os motivos precisam ser investigados independentemente da região onde aparecem.

Como tratar fissuras na construção civil?

Caso a fissura tenha aparecido e não evoluído, ou seja, cessou, é possível executar um reparo na alvenaria. Para isso, a tarefa é remover os revestimentos até acessar a camada da alvenaria, preparar sua superfície com chapisco e inserir a argamassa de regularização com tela inserida, devidamente ancorada.

Qual a diferença entre trincas e fissuras?

Fissura: é o início de um possível problema. Ela corresponde a aberturas finas (de até 1 mm) e são alongadas. Na maior parte das vezes elas são superficiais e não são perigosas. Trinca: quando a abertura aumenta para até 3 milímetros, essa fissura se transforma em uma trinca.

O que faz dar fissuras no reboco?

As fissuras de parede são um tipo de problema que, geralmente, estão atreladas a argamassa do reboco mal aplicada ou feita com traço incorreto, areia e outros materiais com contaminação, problemas estruturais, ausência de zonas de dilatação, influência de épocas de verão muito intenso e outras alterações climáticas.

You might be interested:  Os leitores perguntam: O Que É Construção Verde?

O que é fissura trinca e rachadura?

Apesar da nomenclatura distinta, em linhas gerais as fissuras, trincas e rachaduras são a mesma coisa: aberturas alongadas que se estendem pelas paredes ou partes estruturais da construção, como vigas, pilares e lajes. O que as difere é o tamanho e o “tempo de vida” desta abertura.

O que é uma fissura na parede?

A fissura é uma abertura fina, alongada e superficial, que geralmente atinge a pintura e o revestimento. As trincas já atingem a estrutura da parede, podendo afetar a segurança da casa. As rachaduras têm aberturas maiores, mais profundas e acentuadas.

Como tratar fissuras de parede?

Passo a passo

  1. Abra a trinca. Utilizando uma espátula em formato “V”, conhecida também como “abre trincas”, abra a fissura em toda a sua extensão, removendo também a pintura nas faixas laterais.
  2. Remova o pó
  3. Preencha a trinca.
  4. Aplique a tela.
  5. Cubra a tela.
  6. Repare a superfície.
  7. Lixe.
  8. Finalize.

Como tratar fissuras na fachada?

Para garantir a restauração das trincas, os passos gerais para o tratamento de fissuras em fachada são: abrir, limpar e preencher cada trinca com o material adequado a sua restauração, que pode se massa acrílica ou de base, ou textura.

O que é fissura geometrica?

Segundo Corsini (2010), as fissuras geométricas (ou isoladas) podem ocorrer tanto nos elementos da alvenaria – blocos e tijolos – quanto em suas juntas de assentamento. As fissuras podem ocorrer de forma ativa ou passiva, sendo que as ativas ainda podem ser subdivididas em sazonais ou progressivas.

Quando devo me preocupar com uma rachadura?

Rachadura, fissura ou trinca: o problema pode aparecer em qualquer casa. Se for superficial, pode ser apenas uma questão estética e deixa sua parede feia. Mas, se a rachadura for estrutural, o alerta máximo deve ser ligado porque o caso é grave e pode causar até desabamento.

You might be interested:  Plantas Que Resistem Ao Sol Em Apartamento?

Como identificar fissuras?

Fissura

  1. A abertura é superficial.
  2. A sua espessura atinge até 1 mm;
  3. Menor gravidade;
  4. Estreita e alongada;
  5. Não possui problema estrutural, portanto, não é perigosa;
  6. É importante observar se a fissura evolui com o decorrer do tempo ou se permanece estável, pois a fissura pode ser o primeiro estágio da fenda.

Quantos MM tem uma fissura?

Já a norma NBR 9575, que trata de projeto de impermeabilização, é considerada fissuras quando a abertura é inferior a 0,5 mm e trinca entre 0,5 e 1 mm.

Por que o reboco racha?

à quantidade de cimento: grandes quantidades de cimento no reboco em relação aos outros agregados faz com que haja maior contração ou quantidade insuficiente de cimento pode diminuir a resistência da argamassa, fatores que também podem provocar fissuras ou trincas.

Como acabar com fissuras no reboco?

a) para pequenas fissuras, a solução tradicional é retocar o reboco usando argamassa ou massa acrílica, mas as fissuras podem reaparecer. Outra alternativa é passar tinta elastomérica pura na região e depois aplicar duas ou três demãos do mesmo produto, diluído conforme indicação do fabricante.

Porque cai o reboco da parede?

Ocorre que o reboco está esfarelando, descascando e com buracos. Isso ocorre nas paredes externas. Pode ocorrer por problema de umidade na parede, o que é comum nas externas, e também quando se utilizou saibro na composição da argamassa do reboco.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector