FAQ: O Que É Permeabilidade Na Construção Civil?

O que é permeabilidade na construção civil *?

A permeabilidade do concreto é uma importante propriedade que influencia, principalmente, a durabilidade do concreto. Este atributo é obtido por meio das suas características, que são a relação água-cimento e, a permeabilidade, ou seja, o nível de absorção de água e ar do material.

O que causa porosidade do concreto?

Petrucci (1998) destaca as principais causas da porosidade do concreto: é sempre necessário utilizar uma quantidade de água superior à que se precisa para hidratar o aglomerante, e essa água, ao evaporar, deixa vazios; com a combinação química, diminuem os valores absolutos de cimento e água que entram em reação;

O que significa baixa permeabilidade?

O que é permeabilidade do solo? Em terrenos desse tipo, que têm baixa permeabilidade, a água encontra muito mais dificuldade para atravessar a terra, uma vez que não há a mesma quantidade de espaços vazios encontrados nos solos granulares.

Qual a porosidade do concreto?

Quanto maior for a porosidade do concreto, mais chance de entrar umidade no material. Para reduzir essa porosidade, é importante usar um concreto com baixa relação água-cimento e fazer o uso de impermeabilizantes, produtos que diminuem a permeabilidade e aumentam a resistência do material.

You might be interested:  Perguntar: O Que São Pavimentos De Uma Construção?

O que é a permeabilidade do solo?

A permeabilidade do solo é um dos atributos físicos mais importantes para indicar a qualidade de um solo (MARTINS et al., 2002). Ela pode ser definida como a maior ou menor facilidade que os solos oferecem à passagem de água (ALONSO, 1999).

O que é concreto permeável?

O concreto permeável, diferente do convencional, é desenvolvido para permitir a passagem de água e ar por sua estrutura através de um amplo sistema de poros interconectados. Os materiais que constituem os dois tipos de concreto são basicamente os mesmos: cimento, água, brita e areia.

Como medir porosidade do concreto?

Na determinação da porosidade de concretos é necessário determinar então a fração de pasta presente nos corpos-de-prova ensaiados. Para efetuar esta determinação, após a realização dos ensaios, as amostras foram pesadas para calcular a massa de mercúrio penetrada no corpo-de-prova.

Qual o principal fator que influencia na durabilidade do concreto?

Um fator que influencia consideravelmente na durabilidade do concreto é o ambiente no qual está inserido, pois o nível de agressividade determinará as características que a estrutura deverá apresentar para não comprometer sua integridade.

O que é a durabilidade do concreto?

A durabilidade está relacionada às propriedades do material e à sua exposição ao longo do tempo, em um dado ambiente. Ela é fundamental para a vida útil de uma edificação. Segundo a norma de desempenho ABNT NBR 15575, a Vida Útil do Projeto (VUP) mínima para estruturas de concreto deve ser igual ou superior a 50 anos.

Quanto maior a permeabilidade?

Quanto maior o coeficiente de permeabilidade, maior o fluxo de água no solo, logo, mais permeável é o mesmo.

O que é impermeabilidade permeabilidade?

Propriedade de um corpo de se deixar penetrar por uma substância. Também é a capacidade de um conduto ou de um vaso de permitir a passagem de líquidos na sua luz.

You might be interested:  Quanto Se Gasta Para Construir Um Hotel?

O que significa ela ser permeável?

Significado de Permeável adjetivo Característica dos corpos que admitem a passagem de outros corpos por entre os seus poros. Que se consegue atravessar: o tecido era permeável a água. [Figurado] Que pode ser influenciado: pessoa permeável aos péssimos conselhos.

Qual é a diferença entre poros de gel e poros capilares?

(2000) considera que a porosidade do gel é composta por poros menores 0,01 m e a porosidade capilar por poros entre 0,1 e 10 m. pelos espaços do sistema água-cimento não ocupados pelos produtos de hidratação (Mehta e Monteiro 1993).

O que é a porosidade do cabelo?

Cabelo poroso é aquele cujos fios estão sem forma e sem elasticidade, além de quebradiços. A porosidade significa que o fio tem uma lesão mais profunda, que vai além de estar ressecado.

O que é a carbonatação do concreto?

A carbonatação é um fenômeno lento que é ocasionado pelas reações químicas resultantes da interação entre componentes como o CO2 (gás carbônico), presentes na atmosfera, com os produtos da hidratação do cimento, formando um composto chamado ácido carbônico (H2CO3).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector