FAQ: Para Que Serve A Sapata Na Construção?

Quando se usa sapata?

A sapata corrida é utilizada para suportar cargas oriundas de elementos contínuos que possuem cargas distribuídas linearmente como muros, paredes e outro elementos alongados. Por ser uma fundação rasa sua escavação geralmente é feita à mão sem a necessidade do uso de máquinas ou equipamentos especias.

Qual a função da sapata na construção?

Além dessa, a NBR 6118 define sapatas como “estruturas de volume usadas para transmitir ao terreno as cargas de fundação, no caso de fundação direta”. Em outras palavras, ela é de extrema importância por fazer a sustentação do peso da construção, aumentando a distribuição da carga no solo.

Em que tipo de solo as sapatas são indicadas?

Indicadas para áreas de solo estável e de alta resistência em suas camadas superficiais, as sapatas são elementos da fundação executadas com concreto armado. Esse concreto recebe em seu interior barras de aço ou armaduras que resistem aos esforços de tração, flexão e torção.

O que é uma sapata na construção civil?

Sapata é um tipo de fundação superficial, feita de concreto armado, dimensionada para que a carga dos pilares seja transferida para o solo por meio de suas bases, que podem ser quadradas, retangulares ou trapezoidais. Pensando nisso, no post de hoje vamos mostrar quais são os tipos de sapatas mais usadas em construção.

You might be interested:  Quanto Gasta Para Construir Um Chale?

Quando se usa sapata corrida?

A sapata corrida é uma fundação superficial muito utilizada na construção de casas com vãos pequenos, muros, paredes de reservatórios e piscinas. A sapata corrida é uma estrutura contínua de concreto armado que fica abaixo das paredes, assim o peso da construção é distribuído linearmente para o solo.

Quais as vantagens da sapata corrida?

As vantagens das sapatas como fundação são:

  • Baixo custo.
  • Versatilidade.
  • Rapidez de execução.
  • Capacidade de construção sem peças e ferramentas especias no canteiro.
  • Pode ser executada com pouca escavação e baixo consumo de concreto.

Quando usar uma sapata isolada?

A sapata isolada é indicada para terrenos que aguentam bastante pressão e também quando a carga que será distribuída é pequena.

Quanto custa uma sapata?

Em média, o metro quadrado da mão de obra para fazer sapata é entre R$ 150 e R$ 350.

Qual tipo de solo suporta maiores pressões argilosos ou arenosos?

Solos argilosos são capazes de suportar maiores pressões ( Figura 5b), porém são mais susceptíveis à compactação (Figura 5a), fato que pode estar associado à capacidade de os solos argilosos manterem maior umidade a maiores tensões, e a umidade está relacionada com a susceptibilidade do solo à compactação (Silva et al.

São exemplos de fundações do tipo sapata?

Os seus principais exemplos são as estacas hélices, a estaca escavada e a estaca premoldada de concreto ou aço. Leia este conteúdo e descubra quais são os tipos de sapatas de fundação e qual é a mais adequada para os seus projetos!

Em que situações as vigas alavanca e sapatas associadas devem ser utilizadas?

Sapata alavancada, com viga de alavanca ou viga de equilíbrio. É usada quando a base da sapata não coincide com o centro de gravidade do seu pilar, seja porque está perto de divisas de terreno ou por causa de algum obstáculo.

You might be interested:  Qual Produto Bom Para Limpar Banheiro?

Quanto de concreto vai em uma sapata?

cilitar as contas, o primeiro passo é desmembrar a sapata em duas partes: V1 e V2. Assim, é possível calcular, mente, o volume da área da base (V1) e da pirâmide (V2). mprimento da base x Largura da base x Altura da base x 0,8 x 0,4 6 x 0,4 84 m³ Page 3 3.

O que é uma sapata continua?

Elemento de fundação direta, superficial, geralmente em betão armado, de geometria alongada em planta, que transmite ao solo a carga de paredes, muros ou múltiplos pilares.

Qual a principal característica das sapatas isoladas?

A característica da sapata isolada é uma base em concreto armado e dimensionada para suportar a carga de estruturas, sendo responsáveis pelos possíveis esforços de tração flexão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector