Perguntar: O Que É Plano De Gerenciamento De Resíduos Da Construção Civil?

O que é o Plano de Gerenciamento de resíduos da construção civil?

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil – PGRSCC é um documento técnico que indica qual a quantidade de resíduo gerada (por tipo de resíduo – conforme a Resolução CONAMA N° 307/2002) oriunda de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os resultantes da

Como elaborar um plano de gerenciamento de resíduos da construção civil?

Onde e quando é necessário fazer um PGRCC?

  1. Dados do contratante.
  2. Dados da contratada.
  3. Dados do responsável técnico da obra.
  4. Dados do responsável técnico do PGRCC.
  5. Dados do empreendimento.
  6. Cronograma.
  7. Descrição das quantidades e tipos de resíduos.
  8. Triagem e acondicionamento.

Qual a importância do gerenciamento de resíduos da construção civil?

O correto manuseio e gerenciamento de resíduos na construção civil não só diminui os índices de desperdício e os gastos com materiais, como também cumpre papel sustentável.

You might be interested:  Pergunta: O Que É Cavalete Na Construção Civil?

Quais os principais resíduos da construção civil?

Exemplos de resíduos que encontram-se nessa categorias são: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, azulejos, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica etc.

Quem pode fazer o Pgrcc?

O PGRCC deverá ser elaborado por todos os empreendimentos considerados grandes geradores de resíduos da construção. Sua elaboração é oficialmente solicitada na Guia Amarela ou através da consulta expedida pelo Conselho Municipal de Urbanismo.

Como calcular quantidade de resíduos da construção civil?

Para o cálculo da quantidade do resíduos, em peso, multiplicar a área total a ser construída (informado no item 3.1) por 150 kg/m² (Fonte: Tarcísio de Paula Pinto). Somar a esta quantidade, o peso obtido no item 3.2 (demolição), obtendo o peso total dos resíduos gerados.

O que deve conter em um Pgrcc?

O PGRCC deverá descrever as ações relativas ao manuseio, segregação, acondicionamento, identificação, armazenamento, coleta, transporte interno e externo, tratamento e disposição final de todos os resíduos gerados durante a execução da obra.

Em qual etapa da obra deve ser feito o PGRS?

A empresa deve elaborar o PGRS e disponibiliza-lo aos órgãos ambientais anualmente. Ou seja, a cada 12 meses o documento deve ser renovado.

Quanto custa um Pgrcc?

VARIA DE R$ 6.000,00 A R$ 12.000,00, DE ACORDO COM O PORTE, COMPLEXIDADE E LOCAL DA OBRA.

O que é Pgrcc qual a sua importância?

O PGRCC (Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil), é um documento técnico, regulamentado pelo CONAMA Nº 307/2002, que tem como finalidade identificar o tipo e quantidade de resíduos gerados em obras de construção civil.

Porque fazer gerenciamento de resíduos?

Com o gerenciamento são evitadas contaminações de solo e água, disseminação de doenças e muitas outras formas de destruição ambiental. Uma empresa comprometida com a gestão de resíduos demonstra compromisso social e com o meio ambiente, além de ser mais sustentável e ter maior potencial competitivo.

You might be interested:  FAQ: O Que É Retrofit Na Construção Civil?

Qual a importância da reciclagem do RCC?

A reutilização e reciclagem dos resíduos da construção civil como matéria-prima traz inúmeros benefícios econômicos e ambientais, pois minimizam a extração de recursos naturais, cujo suas reservas em grande maioria escassas, além de reduzir os níveis de poluição atmosférica elevados em função da extração, processamento

Quais são os resíduos da construção civil por categoria?

Os tipos de resíduos são classificados de acordo com a resolução no 307/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Podem ser de classe A, classe B, classe C ou classe D. Dentre eles, destacam-se:

  • Papel e papelão.
  • Plásticos.
  • Metais.
  • Vidros.
  • Madeiras.
  • Gesso.

Como são classificados os resíduos da construção civil?

Não perigosos; Resíduos classe II A – Não inertes. Comumente, os resíduos da construção civil estão enquadrados na Classe II B. Entretanto, a presença de tintas, solventes, óleos e outros derivados podem mudar a classificação do RCD’s para Classe I ou Classe II A.

O que é RCD na construção civil?

Reciclagem de resíduos da construção civil economiza recursos naturais e reduz custos. Os resíduos originados de construções e demolições ( RCD ) representam de 40% a 70% de todos os rejeitos sólidos nas cidades brasileiras de médio e grande porte.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector